SECRETARIA DE SAÚDE DE TUCANO CAPACITA SERVIDOR PARA MELHOR SERVIR A POPULAÇÃO.

Ontem foi o dia de aprendizado entre os profissionais de saúde de Tucano. A Secretaria da Saúde promoveu a Primeira Oficina de Qualificação do Trabalho para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da atenção básica que fazem parte da equipe de saúde da família. Foram realizados estudos de casos sob o tema “Ações e metas do Previne Brasil”. A ação estratégica tem como objetivo melhorar cada vez mais o entendimento da saúde dos nossos munícipes.
A secretaria municipal de Saúde de Tucano, hoje detêm de dezenas de serviços gratuitos a população tucanense, vejamos algumas ações semanais:
Começou na segunda-feira (21) e vai até o dia 31 de março, a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo e Rubéola, voltada para pessoas de 01 a 59 anos e que ainda não foram imunizados ou quem está com o esquema vacinal incompleto. A recomendação do Ministério da Saúde é que, até os 29 anos, sejam ministradas duas doses do imunizante com um mês de intervalo. Já o público de 30 a 59 anos deverá tomar dose única. Procure uma das nossas unidades de saúde da sede e zona rural portando o cartão de vacinação, documento de identidade e cartão do SUS.
Pacientes portadores de doenças pulmonares obstrutivas e restritivas crônicas podem contar com o Serviço de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP).
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) disponibiliza o fornecimento do tratamento de SV/ODP em domicílio.
Para solicitar o requerimento é necessário que o paciente tenha o relatório médico que a informa a necessidade do uso continuo. Após receber o relatório, o paciente entrega as documentações necessárias para o Serviço Social na Secretaria de Saúde, que encaminha para a NRS (Núcleo Regional de Saúde), que é uma base da Secretaria do Governo do Estado que fica alocada na cidade de Serrinha. Por fim, o Governo do Estado aprova e o paciente recebe uma visita da empresa prestadora para instalação do equipamento.
Fiquem atentos às informações e entreguem o requerimento no setor de Serviço Social da Secretaria de Saúde de Tucano!
Hoje vamos esclarecer sobre os protocolos para a Regulação Hospitalar.
A Regulação de pacientes é uma ferramenta criada para gerir vagas hospitalares e outras necessidades de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
A transferência para hospitais de referências da capital é realizada utilizando critérios internacionalmente estabelecidos.
Vale ressaltar que a autorização de transferência é de inteira responsabilidade do ESTADO.
Para que ocorra a regulação, o médico faz a avaliação e, de acordo com a gravidade clínica, constatada a necessidade de transferência para um hospital de maior suporte é feito um relatório que será lançado no sistema de REGULAÇÃO DO ESTADO.
Enquanto o paciente aguarda uma vaga disponível os profissionais de saúde do hospital, juntamente com a equipe médica, seguem atualizando o sistema de acordo com o protocolo de regulação e, principalmente, dando todo o atendimento de saúde necessário.
O objetivo é melhorar os nossos serviços e a vida de cada um de vocês!

Comentários