Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Panela de pressão explode e destrói cozinha; é o 4º caso no DF em 1 mês

Uma panela de pressão explodiu no momento em que uma mulher cozinhava feijão, na manhã desta segunda-feira (30), em Ceilândia, no Distrito Federal. O fogão, a coifa e o teto da cozinha foram muito danificados.

Nilva Bitarães conta que estava sozinha em casa no momento da explosão e não ficou ferida. “Graças a Deus estou bem”, disse ao g1. Este é, pelo menos, o quarto caso de estouro de panela de pressão registrado na capital, em menos de um mês.

Por causa da explosão, o teto e uma parede da cozinha ficaram sujas com o alimento. Os respingos sujaram também a parte de trás da blusa e o cabelo de Nilva.

Mulher foi atingida apenas pelos respingos após panela de pressão explodir no DF | Foto: Nilva Bitarães/Reprodução

Quarta explosão em um mês

O primeiro e mais trágico caso recente de explosão de panela de pressão no DF ocorreu no início do mês. Em 8 de maio, a cozinheira Jade do Carmo Paz Gabriel, de 34 anos, morreu enquanto cozinhava feijão, no restaurante onde trabalhava, também em Ceilândia.

Segundo os bombeiros, a panela industrial estourou durante o cozimento. Jade foi encontrada no chão, inconsciente, e já em parada cardiorrespiratória. Conforme os militares que fizeram o atendimento, ela tinha ferimentos na cabeça e apresentava traumatismo craniano grave.

A equipe tentou reanimá-la por cerca de uma hora, mas não teve sucesso. O óbito foi declarado no local por um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A cozinheira Jade Do Carmo Paz Gabriel morreu após explosão de panela de pressão no DF | Foto: TV Globo/Reprodução

Na última quarta-feira (18), uma adolescente, de 17 anos, sofreu queimaduras de 1º grau, no rosto e nos olhos, ao abrir uma panela de pressão. O acidente foi no Condomínio Quintas do Amanhecer, em Planaltina, no Distrito Federal.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para socorrer a jovem. Segundo os militares, ela disse que “achou que tinha retirado toda a pressão da panela” e, ao abrir a tampa, o feijão que estava cozinhando “explodiu” no rosto dela. A vítima foi levada ao Hospital Regional de Planaltina (HRPL) consciente.

Foto: CBMDF/Reprodução

Na quinta-feira (26), uma panela de pressão explodiu no momento em que um homem preparava mandioca, no Setor O, em Ceilândia. As cenas foram gravadas pela câmera de segurança do estabelecimento.

O fogão ficou destruído e a panela abriu um buraco no teto. O empresário Adalberto de Lima, de 52 anos, ouvia música próximo à pandela quando houve a explosão. Ele foi atingido por um blindex, mas não se feriu.

“Eu estava colocando a carne nos espetos e levei um susto com o barulho. Foi um livramento mesmo”, acredita.

Comentários