Vírus com alta capacidade infecciosa causa diarreia em soteropolitanos; saiba mais

Salvador observa um aumento no número de casos de uma espécie de vírus resistente e com alta capacidade infecciosa, o norovírus. Uma análise do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) identificou que, entre o fim de abril e a primeira semana de maio, das 35 amostras colhidas ao menos 15 testaram positivo, apontando uma prevalência de quase 43%. 

"Isso chama atenção porque ele não é um vírus comum de aparecer, nem que está sempre presente na população. Quando ele aparece a tendência é aumentar e causar um grande surto", alertou o virologista do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, Gúbio Soares, ao G1.

 

Entre os sintomas das pessoas infectadas com o norovírus estão diarreia, vômitos, febre alta, dores no corpo e no estômago. Os primeiros sinais podem aparecer entre 24h e 48h após a contaminação e persistir por um a três dias.

 

A transmissão pode acontecer pela ingestão de água e alimentos contaminados ou com pessoas infectadas. Pacientes com norovírus podem transmitir a doença até dois dias após o desaparecimento dos sintomas. 


Segundo o virologista Gúbio Soares, cuidados básicos podem evitar a infeccção pelo norovírus, como: evitar contato com pessoas que estejam vomitando ou com diarreia, lavar as mãos com frequência, usar água sanitária no local atingido pelo vômito, usar máscara ao cuidas de pessoas contaminas e evitar ter contato com a saliva de indivíduos infectados.

 

Apesar da alta nos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e gripários de Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que haja um surto de virose pelo norovírus.

 

"Nós ainda não temos nenhuma informação a respeito disso, mas caso seja confirmado, com certeza a secretaria irá intervir. Nós não temos como lutar contra vírus, o que podemos fazer é minimizar as situações de transição, fazer o uso da máscara ainda continua sendo uma medida extremamente efetiva para todos os vírus de transmissão respiratória", disse a pasta através de nota.

Comentários