Mais dois casos de varíola dos macacos são confirmados em Salvador; são cinco no total

 

Mais dois casos de varíola dos macacos são confirmados em Salvador; são cinco no total

Pacientes, ambos do sexo masculino, têm 29 e 34 anos, e são residentes na capital baiana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou, nesta segunda-feira (25), o quarto e o quinto casos confirmados da “Monkeypox”, doença conhecida como “varíola dos macacos”, no município. Os pacientes, ambos do sexo masculino, têm 29 e 34 anos, são residentes na capital baiana e tiveram o início dos sintomas no último dia 4. 

Os cidadãos não necessitaram de hospitalização e seguem em isolamento em domicílio, com boa evolução. Eles tiveram contato próximo e apresentaram febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça. 

Dentre os casos suspeitos residentes em Salvador, cinco (22,7%) foram confirmados para Monkeypox (quatro por critério laboratorial e um por critério clínico-epidemiológico). Todos os pacientes são do sexo masculino e mediana de idade de 29 anos. 

Contato – A varíola do macaco pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus. 

Os principais sintomas observados nos indivíduos infectados são: febre, dor de cabeça, dores nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, lesões na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés. O vírus tem um período de incubação que pode variar de cinco a 13 dias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas duram de 16 a 21 dias. 

Ao apresentar os sintomas da doença, a orientação da SMS é que o paciente busque uma unidade de urgência e emergência. Atualmente, a rede municipal dispõe de 16 postos de urgência que funcionam ininterruptamente, nos sete dias da semana, inclusive feriados, em regime 24 horas. 

Comentários