PROJETOS INDIGENAS KIRIRS VISITAM AS ESCOLAS EM JORRO, TUCANO

Núbia de Oliveira é a única baiana (Campo Formoso) classificada para o pelotão de elite da São Silvestre

A atleta Núbia de Oliveira é a única baiana classificada para o pelotão de elite da Corrida Internacional São Silvestre, que será realizada no dia 31 de dezembro, em São Paulo. Núbia fará sua estreia nos 15 km da prova, largando na categoria reservada para os 30 principais atletas do mundo, incluindo os temidos quenianos. Depois de acumular importantes títulos neste ano, ela se prepara agora para disputar o pódio com brasileiros, africanos e europeus na capital paulista. A São Silvestre é considerada a principal corrida de rua das Américas.

Natural de Campo Formoso e moradora de Jaguarari, Núbia tem apenas 20 anos e obteve um grande destaque neste ano após ter sido anunciada como embaixadora da Quinto Energy para assuntos relacionados ao Clima, Esporte e Inclusão Social. De lá para cá, venceu a Meia Maratona Internacional de Salvador, conquistou duas medalhas no Sul-Americano de Atletismo Sub-23 e iniciou uma turnê esportiva pela Europa, onde venceu a maratona de Essen, na Alemanha.

“Foi realmente um ano de tirar o fôlego, mas eu tive muito fôlego para correr dando o meu melhor e conquistando todos esses títulos. Uma virada de chave em minha carreira foi a vitória em Essen, quando pude levantar junto com a Quinto Energy a bandeira em defesa das energias renováveis. Estou num bom momento e confiante que teremos um bom resultado na São Silvestre”, afirma a atleta.

A vitória citada por Núbia foi o título de campeã da Blumensaatlauf Essen 2022, quando ela surpreendeu a todos levantando uma bandeira em defesa das energias renováveis quando estava apontando na linha de chegada. A iniciativa lhe rendeu destaque na imprensa nacional e internacional, chegando a conceder entrevista ao jornal alemão DW, considerado um dos mais importantes da Europa. A expectativa agora é sobre qual mensagem ela levará para a São Silvestre.

Há também uma grande expectativa para o desempenho da única baiana no pelotão de elite da maratona. Segundo seu treinador, Antônio Ferreira, da Escolinha de Atletismo Ferreirinha (EAF), o tempo de corrida de Núbia está no topo do ranking nacional e há grandes chances de pódio.

“Núbia contou com apoios importantes neste ano. A parceria com a Quinto Energy permitiu que ela tenha um treinamento mais especializado, com equipamentos que auxiliam ainda mais o seu desempenho. Para se preparar para a São Silvestre, ela está treinando em uma região alta do sertão da Bahia. E tenho certeza de que vai levar para São Paulo essa força do nosso sertão”.

Comentários