PROJETOS INDIGENAS KIRIRS VISITAM AS ESCOLAS EM JORRO, TUCANO

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA DE ARACI, JOSÉ BATISTA USA A TRIBUNA DA CÂMARA.

 

O Presidente da ADA - Associação das Pessoas com Deficiências de Araci, o Senhor, João Batista (que é portador de deficiência visual) utilizou o espaço da tribuna da Câmara de Vereadores de Araci nesta terça feira dia 14 de Março de 2023 para falar em nome da ADA e solicitar apoio nas lutas em favor de todos os portadores de necessidades especiais.

João Batista falou sobre a ADA que é uma associação que defende todos os portadores de necessidades especiais, deficientes de Araci com objetivo de trazer benefícios de ordem social para este público especifico que não são reconhecidos socialmente.

Falou também sobre o evento que acontecerá dias 25 e 26 de Março de 2023 do 7 encontro de portadores de necessidades especiais, cegos e outros que estarão reunidos para diversas atividades a exemplo de "Torneio de Dominó para Cegos".

Veja a fala do presidente da ADA na tribuna...

A Rádio exclusiva tem promovido uma programação especial para as pessoas de necessidades especial em especial visual, que desejem se capacitar nesta rádio escola. Araci sediará neste mês um destes encontros e receberá um público especial de Araci, dos territórios vizinhos e de outros estados também.

A solicitação feita a câmara de vereadores e de apoio logístico para a realização deste evento em Araci

"Estaremos também enviando proposta de projeto para a câmara de Vereadores para a acessibilidade urbana e outros interesses desta sociedade portadora de necessidade especial". Disse José Batista. 


Veja matérias já publicadas sobre o assunto.

Vereador Léo de Eridan se reúne com mães da Microcefalia de Araci

O vereador @leoeridan recebeu hoje na casa do povo os pais e mães de filhos com microcefalia. Uma luta importante de um classe que precisa ser ouvida.

O Vereador Léo de Eridan vem lutando para a construção de políticas públicas para as famílias em especial as mães que necessitam de apoio por terem seus filh@s com microcefalia. No seu pronunciamento na manhã de terça feira dia 08 de novembro na plenária da câmara de vereadores de Araci, o vereador disse: "Enviarei um oficio para uma reunião na segunda feira para tratarmos juntos com um responsável do município e comissão de Educação da Câmara para tratarmos sobre os precatórios do FUNDEF".
Léo de Eridan também dialoga com a Associação AMPARA das mães de filhos autistas de Araci, esta se mobiliando para garantir direito que são necessários aos pais e filhos da Microcefalia. Crianças, adolescentes e Jovens que necessitam de cuidados especiais por terem necessidades especificamente do autismo e outras condições.
O mês de Abril é um período de lembrar e apoiar esta causa, más a entidade realizou alem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ações e movimentação que em Araci se torna necessário para garantir os direitos destes agentes públicos municipais que pretendem ter lei especificia criada na cãmara para melhoras as condições de trabalho destas mães e pais que necessitam estar presente com este seus filhos e se ausentam por força de seus empregos.
Houve por parte da entidade uso da tribuna da Câmara de Vereadores para sensibilização e pedir apoio aos parlamentares para as lutas em favor destes filhos, pais e amigos de autistas de Araci.
O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico. 

Matéria Relacionadas...

PAIS E AMIGOS DE AUTISTAS DE ARACI FAZEM PASSEATA E USA TRIBUNA NA CAMARÁ DE VEREADOR.

A Associação AMPARA das mães de filhos autistas de Araci, esta se mobiliando neste mês de Abril é um período de lembrar e apoiar esta causa. A entidade realizou no sábado, dia 02 uma caminhada para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em Araci e posterior a isso usaram da tribuna da  dia 12 para sensibilização e pedir apoio aos parlamentares para as lutas em favor destes filhos, pais e amigos de autistas de Araci.

Veja vídeo de depoimento da jovem autista...

A caminhada, realizada todos os anos no dia 2 de abril, com o objetivo de conscientizar a população sobre o que é o autismo, ajudando assim famílias a reconhecer o espectro, para que diagnósticos sejam realizados precocemente e assim, rapidamente ter acesso aos tratamentos. Além de informar, para redução do preconceito, mostrar que os autistas são aptos a viver socialmente, que têm direito à inclusão, aos tratamentos e, dignidade, como qualquer cidadão.

Foi importante ir a câmara de vereadores de Araci e ouvir apoio em nossa luta assim com foi lindo de ver a caminhada. As mães, pais, famílias e amigos dos Autistas unidos por uma causa: conscientizar a comunidade Araciense sobre o autismo. Mostrar que autistas são capazes, precisam viver felizes e sem preconceito”, destacou Pachiele da Silva, mãe de Doni, adolescente autista de 15 anos. Segundo Pachiele, é importante destacar a incidência do aumento de diagnósticos do autismo. “Minhas primeiras leituras em livros, traziam que epidemiologicamente falando, os diagnósticos eram de 1 a cada 10.0000. Em 2008 (ano do início dos meus estudos sobre autismo) eram 1 a cada 125. Nos últimos números da CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, emitido em seu último relatório dezembro de 2021, que os diagnósticos já está de 1 a cada 44. Não diferente, hoje Araci conta com um bom número de pessoas diagnosticadas com autismo. Tanto que a caminhada foi organizada pelo grupo de mães de autistas de Araci, que conta com 50 mães participantes”, disse.

Autismo

O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico. 



 

Vereador Léo de Eridan na Tribuna solicita uma reunião da comissão de Educação para tratar do precatório do FUNDEF.

O Vereador Léo de Eridan inciou sua fala na manhã de terça feira dia 08 de novembro na plenária da câmara de vereadores de Araci, que "Enviarei um oficio para uma reunião na segunda feira para tratarmos juntos com um responsável do município e comissão de Educação da Câmara para tratarmos sobre os precatórios do FUNDEF".

Falou ainda sobre o projeto de indicação ao executivo para diminuir a carga horária de servidores públicos municipais de pais e mães que tem filhos especiais.

"Recebi 10 mães que tem problemas com seus filhos portadores de microcefalia que necessitam de apoio e colaboração de todos nós em especial aos cuidados escolares destas crianças, adolescentes e jovens de necessidade especial".

Cobrou ainda o vereador sobre a emenda parlamentar de deputado que foi destinado ainda na gestão de Silva Neto para cascalhamento e melhorias nas estradas de Araci a Barreira e Araci a João Vieira e até o momento não foi executada.

O vereador Léo de Eridan falou da vinda do Deputado Federal eleito, Ricardo Maia que virá a Araci na manhã desta quarta feira para uma entrevista na rádio e um encontro de agradecimento aos araciense que lhes confiaram mais de cinco mil votos.

Comentários