Mulheres ganham espaço no futebol de Tucano
O que antes era considerado um enorme tabu, hoje vem sendo superado com muita vontade e bola no pé! Em todo o planeta, as mulheres estão conquistando seu lugar no esporte, seja dentro de campo ou exercendo posições diretivas.
A Copa do Mundo do Catar, que será realizada entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano, por exemplo, terá uma novidade. A FIFA anunciou que, pela primeira vez na história, a lista de árbitros que irão apitar o Mundial de futebol contará com mulheres. O Brasil, inclusive, será representado pela auxiliar Neuza Back.
Em Tucano, pela primeira vez, uma Seleção da categoria feminina foi formada. O projeto já nasceu vencedor, tendo o grupo próximo de conquistar a classificação para a segunda fase da Super Copa do Sisal 2022.
O time é comandado por Lucival do Esporte, tucanense que tem experiência em clubes como Catuense e Galícia. O treinador ressaltou que espera que o grupo atual de 24 atletas aumente cada vez mais.
“O esporte é uma ferramenta de inclusão social e, aqui no município, as meninas não tinham essa oportunidade. Então esse apoio da gestão Ricardo Maia é um marco na história do município e não podemos desperdiçar essa chance. Nosso grupo tem 24 garotas e espero que aumente cada vez mais”, ressaltou.
Camisa 10 da Seleção, Natiara Santos, 21 anos, carinhosamente chamada por Lala, joga desde aos 9 anos e acredita na classificação da equipe para a próxima fase.
“Tenho como inspiração a nossa Rainha Marta e espero que um dia consiga jogar em um time profissional. Venho treinando bastante, evoluindo em cada treino e buscando o melhor pra mim. Com ajuda da nossa torcida, conseguiremos nossa classificação”, salientou.
Uma das líderes do grupo, Amanda Santos, 27 anos, disse que o futebol feminino vem despertando o desejo de outras garotas para atuarem no futebol.
“Essa é a primeira Seleção formada em Tucano e estamos despertando outros interesses, outros sonhos de jovens lutando por uma coisa que elas amam e, a partir de agora, podemos esperar por resultados mais positivos.
O Prefeito Ricardo Maia ressalta ainda que não medirá esforços para que esse projeto continue vingando no município.
“Sabemos das dificuldades que as meninas enfrentam para seguirem praticando o esporte. E nosso papel é dar todo o apoio para que, projetos como este, sigam firmes levando mais cidadania e saúde às atletas”, disse.
Próxima de conquistar a vaga na segunda fase da Super Copa Sisal, a Seleção Feminina terá pela frente a Seleção de Teofilândia, às 16 horas, no Estádio do Arlindão.
Conheça nossas atletas:
Goleiras
Raquel
Jac
Defensoras
Laura
Andreia
Edilene
Joseane
Joselaine
Amanda
Aniely
Nagela
Meias
Lala
Letícia
Ivina
Carla
Ninha
Atacantes
Preta
Madalena
Crislaine
Fran
Amabyle
Julia
Luaninha
Comentários
Postar um comentário