Serrinha – Procissão do Fogaréu completa 92 anos e deve reunir 10 mil pessoas nesta quinta-feira

Serrinha – Procissão do Fogaréu completa 92 anos e deve reunir 10 mil pessoas nesta quinta-feira

Dando sequência a programação da Semana Santa em Serrinha, a Paróquia da Catedral Senhora Santana promoverá nesta quinta-feira santa, 28, a tradicional Procissão do Fogaréu que completa 92 anos e deve receber cerca de 10 mil pessoas.

As atividades desta quinta tiveram início às 10h com a Missa dos Santos Óleos na Catedral e logo mais a noite às 19h acontece a Missa da Santa Ceia do Senhor, conhecida como Missa do Lava pés, celebrada pelo bispo Diocesano Dom Hélio Pereira dos Santos e concelebrada por todos os padres da Diocese de Serrinha.

Catedral de Santana | Foto: Raimundo Mascarenhas

Na oportunidade, os padres renovarão as promessas sacerdotais e o bispo consagrará os óleos do batismo, dos enfermos e do crisma que serão utilizados durante todo o ano de 2023 nos batizados, nas unções dos enfermos e nas crismas.

Por volta das 20h30 acontece a Procissão do Fogaréu saindo da Catedral para a Colina da Santa, durante todo o trajeto de aproximadamente 5 km haverá encenação teatral da Paixão do Cristo pela Companhia de Teatro da Catedral.

Avenida Joaquim Hortélio | foto: Raimundo Mascarenhas

Todos os fiéis que participarão desse momento são convidados a manter o espírito penitencial e orante. As pessoas poderão pegar suas tochas em pontos de distribuição, na Frente da Antiga Matriz e na Catedral, a partir das 16h. Este ano em que a Campanha da Fraternidade está refletindo sobre a Amizade Social, pensando nos irmãos e irmãs menos favorecidos, está motivando as pessoas que, no ato da retirada de suas tochas, façam doações de alimentos não perecíveis para que possamos entregar aos mais necessitados.

Procissão do Fogaréu

São mais de nove décadas de história e tradição marcadas por caminhadas de penitência como fortes expressões de fé na vida do povo serrinhense. Ela é Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia. Vale recordar que a Procissão do Fogaréu tem sua origem no evento bíblico em que os soldados sobem o Monte das Oliveiras para prender Jesus, iniciando assim todo o seu processo de prisão, sofrimento, condenação e morte.

Foto: arquivo Raimundo Mascarenhas

História

Em um cenário de grande seca que marcou o início da década de trinta do século passado, o recém nomeado Pe. Carlos Olympio Sylvio Ribeiro, pároco da Freguezia de Serrinha, realizou grandes procissões de penitência rezando pelo fim da estiagem que causavam dor e sofrimento ao povo serrinhense. Neste contexto, tem-se início a Procissão do Fogaréu realizada na quinta-feira da Semana Santa de cada ano, após a abertura do Tríduo Pascal.

Todos os anos, após os fiéis participarem da Celebração Eucarística da Ceia do Senhor na Catedral, seguem com tochas em procissão pelas ruas da cidade, revivendo o início do sofrimento de Jesus.

O trajeto da Catedral até a Colina da Santa possui em torno de 5km, percorridos pelos fieis portando tochas com velas acesas e entoando cânticos penitenciais e a Ladainha de Todos os Santos. Durante o percurso, são realizadas diversas paradas com o toque da matraca, o canto do Senhor Deus e meditações.

Colina de Santana recebe milhares de fiéis – Foto; arquivo Raimundo Mascarenhas

Outro momento marcante acontece na saída e na chegada da procissão com a encenação teatral do espetáculo da Paixão de Cristo com elenco composto por artistas locais. Ao chegar na Colina da Santa –onde há um mirante com uma grande imagem de Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade – o bispo faz uma breve homilia unindo o sofrimento de Cristo aos problemas contemporâneos.

Foto: arquivo Raimundo Mascarenhas

Em 2019, o governo do Estado da Bahia reconheceu a Procissão do Fogaréu como Patrimônio Imaterial do Estado por meio do Decreto n. 19.200/19 publicado no Diário Oficial no dia 31 de agosto de 2019. No dia 13 de março de 2020, foi entregue, por meio do diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e cultural da
Bahia – IPAC, à Diocese de Serrinha, o Certificado de Título de Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Este documento “comunica à Diocese da cidade de Serrinha, a patrimonialização da Procissão do Fogaréu através do Registro Especial, inscrita no Livro de Registro Especial de Eventos e Celebrações, constituindo-se Referência
Cultural para o Estado da Bahia”.

 

Comentários