- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O escritor araciense, mestre Griô, Luiz Oliveira de Santana, se destacou na FLISB 2025 com seu desempenho como escritor e através do projeto "CANGALHA LITERÁRIA" que é a Circulação de Artistas da Palavra (Escritores e mestre Griôs da Literatura popular, da Capoeira e da Cultura Indígena).
O Escritor e artista, Luiz Santana, foi convidado pelo Festival Literário do Sertão Baiano (FLISB) para participar da primeira edição do evento, que foi realizada nos dias 25 de julho, 02, 07, 08 e 09 de agosto de 2025, na cidade de Água Fria, Bahia.
"Sua trajetória como autor(a) é fonte de inspiração, e seria uma honra contar com sua presença para o lançamento do livro: Circuito cultural do boi de janeiro dentro da programação oficial do FLISB"... texto do convite.
O festival tem como propósito promover a leitura, valorizar a literatura produzida no sertão e conectar escritores ao público leitor em diversos espaços formativos e culturais.
O projeto "CANGALHA LITERÁRIA" que é a Circulação de Artistas da Palavra (Escritores e mestre Griôs da Literatura popular, da Capoeira e da Cultura Indígena).voltados para apresentação, divulgação e distribuição das obras literárias, livros já existentes em formatos físico, já publicados e lançados, sendo Eles: Circuito Cultural do Boy de Janeiro, Capoeira Cidadão, Do Raso a Araci do escritor, mestre Griô, Luiz Oliveira de Santana, Caporito escrito com o mestre Griô, José Manoel dos Santos (Mestre Neião). Raizes Kiriris dos Indios kiriri, Lourival de Jesus e Maria Marlene de Jesus.
Estiveram também em companhia do Escritor Araciense a escritora Antônia Lúcia que também lançou seus dois livros sobre a cidade de Canudos.
Jindiane Oliveira (atriz) de Araci, Edio Nozoe da cidade de Biritinga também esteve presente na caravana Cangalha literária.
O ex Presidente e atual conselheiro de cultura do estado da Bahia Gilmar de Faro marcou presença.
Através da inciativa do projeto o Ponto de Leitura de Antônio Marcos Araújo dos Santos (Professor Marquinhos) de Barrocas na Bahia (território Sisal) ganhou a premiação destaque.
O Escritor Luiz Santana também é locutor e mantem o programa Cangalha Cultural todos os sábados na emissora Tucano FM. Neste dia 9 o programa foi feito pelo radialista escritor diretamente da FLISB colocando no ar as entrevistas com os artistas convidados que estavam no Festival Literário do Sertão Baiano (FLISB) nestes três dias a exemplo de BULE BULE, DEL FELIZ e PAULINHO JEQUIÉ.
Luiz Santana também Palestrou no festival na mesa temática que foi intitulada "Territórios e Leitura e perfil do leitor baiano com outros convidados do evento.
O município de Água Fria, na Bahia, sediou com exito nestes dias 07, 08 e 09 de agosto de 2025 o FLISB – Festival Literário do Sertão Baiano, com o tema “Falares do Nosso Sertão”. Promovido pela Casa de Cultura, Esporte e Cidadania Dona Joana, o evento foi contemplado no Edital Feiras Literárias da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, com apoio das Secretarias de Cultura e Educação e do Governo do Estado da Bahia.
O FLISB é uma celebração da leitura, literatura e cultura popular do território Portal do Sertão, reuniu escolas, artistas, escritores, coletivos, educadores e o público em geral.
A programação, totalmente gratuita, inclui shows culturais, painéis de debate, palestras, oficinas, contação de histórias, lançamentos de livros, feira de economia criativa e agricultura familiar, além do Prêmio da Literatura do Portal do Sertão / Prêmio Atanal Barros, que homenageará personalidades que atuam em defesa do livro e da leitura.
A FLISB aconteceu sob a curadoria literária de Atanael Barros e Aristan Pinto e a pré-atividades do festival começam em julho com ações que valorizam as comunidades tradicionais e territoriais:
25 de julho – FLISBINHA na Comunidade Quilombola
02 de agosto – FLISB no Terreiro de Nanã, Comunidade Beiradinha
07 a 09 de agosto – Programação central no Colégio Estadual e Estação Ferroviária de Água Fria
O festival também contou com a Caravana Vozes Literárias, que visitará os 17 municípios do Portal do Sertão entre fevereiro e abril de 2025, e com o Curso Livre de Capacitação para 100 participantes, entre líderes de classe, professores e coordenadores pedagógicos, fortalecendo as redes de leitura, autoria e identidade do sertão baiano.
O FLISB 2025 promoveu a democratização do acesso ao livro, a formação de leitores e a valorização das vozes e saberes da Bahia profunda.
Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n.º 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.
O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal n.º 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal n.º 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.
Veja abaixo fotos e videos...
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos














Comentários
Postar um comentário