- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O Programa de Rádio Cangalha Cultural, na Tucano FM está tendo dias felizes com sua audiência e com o novo projeto de premiar artistas, personalidades, grupos e entidades das artes, cultura e da sociedade tucanense.
Neste sábado, dia 25 de outubro de 2025 recebemos no programa nada mais nda menos que o diretor da Tucano FM e que representa a empresa TUCANO FM, a familía PENEDO. O âncora do programa, Luiz Santana conversou com com Paulo, que além de ser o diretor da emissora é um amigo pessoal do locutor ao qual tem respeito e cordialidades. Paulo recebeu do Programa de Rádio Cangalha Cultural, o troféu por ele ser o amigo que acreditou desde o início na proposta de construir ao logo deste quase 8 anos um espaço para os artistas locais e regionais se promover.
O Programa de Rádio Cangalha Cultural, na Tucano FM agradeçe a odo por acreditar neste projeto em especial o diretor Paulo César e a família Penedo de Tucano.
O Programa de Rádio Cangalha Cultural, na Tucano FM vem rcebendo diversos artistas e no sábado, dia 11 de outubro de 2025 premiou o conhecido artista da cultura popular jorrense, ZÉ DO CAVAQUINHO.
Zé do Cavaquinho ficou mais conhecido do público quando da sua aparição no programa dominical do Faustão na Rede Globo de Televisão, onde ganhou o prêmio dos "se vira nos 30".
Zé é mais um representante das artes populares de Tucano no território sisal da Bahia.
Zé foi agraciado com o troféu Cangalha Cultural neste sábado, onde Luiz Santana entrevistou o homenageado e relatou sobre a realização de seus feitos artístico e cantou e tocou com exclusividade para o programa ele tocou várias música com o CAVAQUINHO NO DENTE, ação cultural inédita e exclusiva do artista.
O programa está desenvolvendo nestes meses de agosto, setembro e outubro a execução do projeto troféu Cangalha Cultural que foi contemplado no edital municipal da PNAB e já recebeu diversos convidados.
Vilson do forró da terceira idade e Rubem filho do saudoso escritor Rubens Rocha foram os agraciados com o troféu Cangalha Cultural no sábado, dia 27 de setembro de 2025 na Tucano FM, no programa do âncora Luiz Santana.
Vilson é o representante do projeto Forró da Terceira Idade que traz todo final de semana uma programação cultural para o público da terceira idade e suas famílias. foi o primeiro a ser agraciado com o troféu Cangalha Cultural neste sábado, onde Luiz Santana entrevistou o homenageado e relatou sobre a realização destes eventos em que o forró é o pano de fundo para o encontro de dezenas de famílias e seus idosos. Todos os sábados o forró acontece a partir das 19 no restaurante Paraíso do Sabor em Caldas do Jorro e nos Domingos o forró é itinerantes em diversas cidades e comunidades diferentes.
Rubem, filho do escritor Rubens Rocha também esteve no programa e recebeu das mãos de Luiz Santana o troféu Cangalha Cultural em homenagem a saudoso escritor Rubens Rocha.
Este programa de sábado, dia 27 na Tucano FM, foi recheado de emoção e saudosismo, pois relembrar dos momentos vividos pelo escritor Rubens Rocha, seus livros e seus filhos foi realmente inédito e importantíssimo.
Giltânia Carvalho da Dança e o Músico Ary Moreira foram também agraciados com o troféu Cangalha Cultural no sábado, dia 20 de setembro de 2025 na Tucano FM, no programa do âncora Luiz Santana.
O Músico Ary Moreira iniciou a entrevista deste sábado falando sobre sua carreira artística em Tucano e Região e sobre as dificuldades que vem enfrentando na carreira artística e na vida pessoal. Ary está com problemas de saúde, más mesmo assim continua na vida artística investindo em seu talento de musico, cantor e compositor. O artista recebeu no final da entrevista o troféu Cangalha Cultural como reconhecimento a seus talentos e por agradecimento ao apoio que vem dando ao programa e ao comunicador desde o início do projeto na emissora.
Giltânia Carvalho foi a segunda entrevistada no programa neste sábado dia 20, ela que é a pioneira na Dança no município de Tucano disse no ar para os ouvintes os desafios de´sua vida pessoal e artística. Talentosa na dança e no artesanato, Giltania vem se destacando entre outros artistas da cidade a exemplo do desfile de sete de setembro que participou como dançarina na linha de frente relembrando os tempos que a jovem se destacava a frente dos desfiles e das fanfarras. Giltania Carvalho também recebeu o troféu Cangalha Cultural, uma iniciativa do programa Cangalha Cultura.
Anteriormente o programa já recebeu uma dezenas de artistas a exemplo dos representantes (Jô, Ritinha e Gabriela) da junina Refugiu de caldas do Jorro estiveram hoje, dia 13 de setembro de 2025 nos studios da tucano fm, no programa do âncora Luiz Santana para receber o troféu Cangalha Cultura.
No início do Programa a entrevistada foi a popularmente conhecida Lurdinha que tem seu legado cultural voltado ao artesanato de Tucano, Jorro. Maria de Lurdes premiada com o troféu Cangalha Cultural desde sempre esteve a frente da associação e casa de artesanato do Jorro e teve a grande oportunidade de desenvolver importantes ações e atividades culturais através da arte do artesanato. Na entrevista Lurdinha falou para os ouvintes a sua trajetória com o artesanato e com o centro de artesanato do Jorro que sempre contribuiu para o desenvolvimento econômico e cultural da comunidade e com a iniciativa dos sócios e artesões locais foi possível construir o espaço e manter a instituição na mostra e vendas de artesanatos em Caldas do Jorro, importante balneário turístico do território sisal.
As representantes (Jô, Ritinha e Gabriela) da junina Refugiu de caldas do Jorro estiveram também sendo premiadas com o troféu Cangalha Cultura na rádio Tucano FM sob o comando do âncora Luiz Santana. Elas, falaram sobre a o início e a trajetória da quadrilha e arraia REFÚGIU.
O programa recebeu hoje dentro do Festival Cangalha Cultura na rádio Tucano FM o artesanato e a cultura popular das juninas onde Luiz Santana apresentador do programa premiou e homenageou com o troféu.
Anteriormente em outro programa recebemos também as educadoras, atrizes, Aldizia, Alesandra e Jucélia do projeto Colcha Literária receberam dia 06 do Festival Cangalha Cultura na rádio Tucano FM sob o comando do âncora Luiz Santana a premiação e homenagem do troféu. Também Pita e Vanildo da quadrilha junina Fole Baixo estiveram nos studios neste sábado dia 06 de setembro.
O Projeto aqui proposto “Troféu Cangalha Cultural no Rádio” por seu Mestre Griô Luiz Santana, apresentador, locutor, ator, escritor, músico e desportista, se propõe dentro dos programas de rádio receber os diversos artistas da Música cultural, do Teatro, da Literatura, da Capoeira, do Artesanato e da Artes Plástica. O Programa deste sábado dia 6 inicialmente teve a participação de Pita e Vanildo que são representantes do projeto Quadrilha e arraiá do Fole Baixo.
Em seguida, Luiz Santana também entrevistou e entregou o troféu Cangalha Cultural para as educadoras e atrizes, Aldizia, Alesandra e Jucélia do projeto Colcha Literária que falaram no ar em entrevista da importância e do destaque deste projeto que está sendo veiculado nas escolas do município de Tucano e até em outras cidades.
No dia 16 de agosto de 2025, esteve no studio, Vando (Nova Funerária Vando que apoia o programa desde o início), Zizi do Acordeon (Sanfoneiro), Valdir Cavalcante (Poeta Cordelista e radialista) e José Messias (Vaqueiro) que foram os primeiros a receber o troféu.
Já neste sábado dia 30 o professor de Jiu Jitsu do projeto Resgate de Guerreiros "Luciano" esteve presente e dialogou com Luiz Santana sobre a homenagem.
Também recebeu o troféu "Decio" contramestre de capoeira do grupo Guerreiros do Axé do município de Tucano. Ambos foram entrevistados e homenageados por anos de apoio ao projeto, programa Cangalha Cultural na Tucano FM e por muito que ambos estão fazendo pelo esporte e a cultura tucanense.
O programa "Cangalha Cultural" já tem mais de 20 anos no ar entre as emissoras comunitária Cultura FM de Araci, Continental AM de Serrinha e agora na comercial Tucano FM, 91,5, que vai ao ar todos os sábados das 7 as 8h com transmissão do Site da emissora e do Cangalha Cultural.
O Projeto Troféu Cangalha Cultural na Rádio é um projeto de difusão, promoção, divulgação e fomento a musica cultural tradicionais, regionais e local e agora tem a iniciativa de premiar, homenagear e estreitar laços com todos aqueles que durante todo este anos vem apoiando a iniciativa de manter no ar um programa de valorização do esporte, da cultura e das ações da sociedade em prol da arte local, regional, territorial e nordestina.
O Projeto reconhece, valoriza e mostra a atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, dos grupos, dos coletivos e instituições culturais que se expressam através da música cultural e de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e festas comunitárias, cuja vida e obra foram dedicadas à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional brasileira; de sabedoria notória, reconhecida entre seus pares e por especialistas; e com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais.
O Programa a Cangalha Cultural tem a veiculação de Musicas Regional, de Raiz, Popular e MPB, Entrevista e Apresentação ao vivo de Artistas da cultura popular, local, regional e estadual.
O Projeto aqui proposto “Troféu Cangalha Cultural no Rádio” por seu Mestre Griô Luiz Santana, apresentador, locutor, ator, escritor, músico e desportista, se propõe dentro dos programas de rádio receber os diversos artistas da Música cultural, do Teatro, da Literatura, da Capoeira, do Artesanato e da Artes Plástica. Luiz Santana é um mestre griò vivido nas artes e na cultura como demostra o portfólio e curriculum em anexo.
Próxima semana teremos mais artistas e apoiadores de dezenas deles que deverão vim ao programa para ser entrevistado e premiado.
Este projeto tem o apoio financeiro do Governo Federal, Ministério da Cultura, edital Aldir Blanc - PNAB. Prefeitura de Tucano através da Secretaria Municipal de Cultura.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos




















.jpg)









Comentários
Postar um comentário