PONTO CIDADÃO DE TUCANO HOMOLOGA LICITAÇÃO.

A Prefeitura de Tucano, tornou público a homologação da licitação para reforma e adequação do edifício onde vai funcionar o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Ponto Cidadão. A população de Tucano hoje precisa viajar para outras cidades em busca de atendimento ou esperar a vinda do SAC Móvel do governo estadual que nem sempre está disponível para Tucano. 
O projeto apresentado pelo vereador Marcos do Raio X, aprovado e sancionado e que em 10 de abril teve em reunião a consolidação do estado através do Secretario da SAEB, Edelvino da Silva Góes Filho, com a presença do deputado Alex da Piatã, onde se garantiu reabrir um processo de implantação do Ponto Cidadão em Tucano. Por quatro anos, Marcos buscou e conseguiu uma unidade do Ponto cidadão para Tucano, na época, uma Arquiteta e uma Engenheira do Estado vieram a Tucano para dar inicio aos procedimentos de implantação, porém, o prefeito daquele mandato, hoje ex-gestor, optou por não aceitar a instalação do mesmo.
Enquanto isso Unidades do SAC Móvel, passarão por dez cidades do interior da Bahia até o final de setembro. Os municípios de Biritinga, Tapiramutá e Ubaíra receberão os serviços no próximo final de semana. Os atendimentos serão feitos em dois dias, das 8h às 18h, com 250 senhas diárias.  Entre os serviços oferecidos, estão: emissão de carteira de identidade (primeira e demais vias), CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, além do atendimento para a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e Ceprev. As carteiras de identidade serão entregues no prazo de 15 a 30 dias. 

Matérias abaixo relacionadas e publicadas enteriormente.

SAC MOVEL X PONTO CIDADÃO EM TUCANO, QUAL A MELHOR POLITICA PUBLICA?

O Posto Móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que esteve estes dias, 6 e 7 em Tucano, se justificaria pelo serviços a que veio se prestar, más, o que se questiona é, Porque O SAC MÓVEL veio a Tucano e o PONTO CIDADÃO até a presente data não foi inaugurada. O que é cidadania para o governo do estado e o governo municipal, ter um ponto cidadão fixo em Tucano ou enviar um caminhão em dois dias deixando o cidadão pegar enormes filas, dormir ao relento, passar a noite em fila, e pagar por um serviço que, judia, física e mentalmente o povo que necessita ter os serviços que deveria ser prestados gratuitamente e com a tranquilidade de um local acolhedor, confortável, sem filas, como seria o ponto cidadão.
Como a matéria datada de 14 de abril de 2017, a luta para ter em Tucano um Ponto Cidadão, é do atual vereador, Marcos do raio X, que há 5 anos vem buscando este beneficio e agora com o apoio do Deputado Aléx da Piatã, tentam a inauguração do mesmo, algo que ainda não aconteceu por que motivo? "segundo o vereador marcos, tudo já foi feito por parte do vereador e do deputado, faltando agora o prefeito assumir o seu compromisso coim o estado e contribuir com a contrapartida".

PONTO CIDADÃO, RETRAN E SINEBAHIA EM TUCANO

No último dia 10 de abril, Marcos do Raio X reuniu-se com o Secretario da SAEB Edelvino da Silva Góes Filho, para reabrir um processo de implantação do Ponto Cidadão, feito por ele mesmo há quatro anos.
Na oportunidade, Marcos buscou e conseguiu uma unidade do Ponto cidadão para Tucano, na época, uma Arquiteta e uma Engenheira do Estado vieram a Tucano para dar inicio aos procedimentos de implantação, porém, o prefeito daquele mandato, hoje ex-gestor, optou por não aceitar a instalação do mesmo.
          Hoje, esse feito está perto de se tornar realidade, o atual prefeito (Dr. Sérgio), sensibilizado com a situação e percebendo a importância desse recurso para a sociedade tucanense, não mediu esforços para trazer o Ponto Cidadão para Tucano, aceitou de pronto e tratou com urgência de oficializar esse feito, que também já foi oficializado pelo gabinete do Deputado Alex da Piatã, o qual também está empenhado junto com o Município e Marcos do Raio X para concretizar esse beneficio importante para a cidade de Tucano.

O PONTO CIDADÃO
             O objetivo do Ponto Cidadão é ampliar e facilitar o acesso das comunidades aos serviços públicos, através da emissão de documentos essenciais para o exercício da cidadania, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais e Cadastro de Pessoa Física (CPF), entre outros.
SINEBAHIA
            O propósito do SineBahia é promover a inserção do maior número possível de trabalhadores no mercado assim como outros serviços. A atividade de intermediação para o trabalho é tida atualmente  como a principal ferramenta para encurtar o caminho entre o trabalhador e as empresas.              
             No SineBahia, esse processo ocorre a partir de um levantamento de dados realizado no sistema, onde são cruzadas informações sobre os candidatos cadastrados, com as exigências apontadas pelos empregadores. Em seguida, os profissionais que atendem ao perfil solicitado são encaminhados para seleção.

No último dia 10 de abril, o vereador Marcos do Raio X reuniu-se com o Secretário da SAEB, Edelvino da Silva Góes Filho, para reabrir um processo de implantação do Ponto Cidadão. O processo havia sido iniciado há quatro anos atrás. À época, uma arquiteta e uma engenheira do Estado foram a Tucano para dar inicio aos procedimentos de implantação, porém, o então prefeito não teria aceitado a instalação do Ponto Cidadão. Segundo as lideranças locais, a atual gestão, junto ao deputado estadual Alex da Piatã, está trabalhando para que o município receba o Ponto Cidadão, o Rentran e o Sinebahia.