SECA EM ARACI GOVERNADOR?! DIZ DECRETO ESTADUAL.

O Governador da Bahia, Rui costa acaba de decretar a cidade de Araci como “Situação de Emergência”, por conta da estiagem, da seca. A medida, homologada pelo Rui Costa (PT), foi tomada devido à estiagem no município. Publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (11), o decreto vale pelo prazo de 180 dias na Zona Rural da localidade. O governador justificou a decisão devido aos danos provocados pela estiagem que vão impactar nas atividades econômicas atingindo a população de Araci. 

Desde o inicio de Janeiro (2020) até os dias de hoje, que não para de chover em Araci. A chuva vem fazendo estragos nas ruas e alagando estradas e riachos, corregos, onde moradores de bairros mais próximos as baixadas tiveram suas casa invadida pela água, fazendo molhar e perder utensílios e moveis domésticos. Já na zona rural desde o início do ano que NÃO SE VÊ SECA, tudo cheio, alagado, transbordando. 

Não se entendo o por que deste decreto do governo que diz que "considerando os danos decorrentes da estiagem que está a afetar as atividades econômicas e a atingir a população do Município de Araci - BA".

DECRETO Nº 19.752 DE 10 DE JUNHO DE 2020 

Homologa o Decreto Municipal de “Situação de Emergência” que indica. 

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso XII do art. 105 da Constituição Estadual, e pelo inciso VII do art. 7º da Lei Federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012, e à vista do constante no Processo SEI nº 014.5376.2020.0001544-83, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, da estrutura da Casa Civil, considerando os danos decorrentes da estiagem que está a afetar as atividades econômicas e a atingir a população do Município de Araci - BA; considerando as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil - SUDEC; considerando competir ao Estado preservar o bem-estar da população e, nesse sentido, adotar as medidas que se fizerem necessárias, 

D E C R E T A 

Art. 1º - Fica homologado o Decreto Municipal nº 1376, de 19 de maio de 2020, do Prefeito Municipal de Araci, que declarou em “Situação de Emergência”, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a Zona Rural do referido Município. 

Art. 2º - Este Decreto de homologação entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 19 de maio de 2020, e vigerá pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da aludida data. 

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 10 de junho de 2020. 

RUI COSTA 

Governador 

Carlos Mello Secretário da Casa Civil em exercício.


CHUVAS FORTES ENCHE RIOS E INUNDAM RUAS EM NOSSA REGIÃO. VEJA!

As chuva na região do sisal, se intensificou entre sábado e  domingo, trazendo alegria e felicidade a zona rural que tanto depende das chuvas torrenciais para o plantio e o abastecimento e armazenamento de água para grandes períodos. 
Tucano, Jorrinho, o rio itapicuru mais uma vez dando o ara da graça, fazendo com que o turista que esteve na termais águas quentes se veslumbrasse com as enchentes, apesar de que as vias alagadas foram bastante danificadas, a exemplo na rua da creche que a água invadiu casas. 

Araci, a chuva fez estragos nas ruas e alagou estradas e riachos, corregos, onde moradores de bairros mais próximos as baixadas tiveram suas casa invadida pela água, fazendo molhar e perder utensílios e moveis domésticos.
Muita chuva na região do sisal neste domingo.Como previa a meteorologia, as chuvas torrenciais na tarde deste domingo (26), foi em grande volume.Tucano teve vias alagadas devido a chuva. Cansanção, muita chuva e ruas alagadas. Queimadas e Santaluz, informações de moradores que choveu bem.Valente muita chuva na zona rural e na sede. Na comunidade de Barriguda choveu 45 mm. Na região do aeroporto 65 mm. Na sede 60 mm. na região de Cabochard / Curralinho 55 mm. Em São domingos, relatos de muita chuva. Em Conceição do Coite, a chuva chegou forte, e partidas de campeonato interioranos foram paralisadas devido às chuvas. Serrinha também com muita chuva em todo o município. Feira de Santana e Salvador também com chuvas fortes, com ruas alagadas e alerta dos órgãos competentes.

Queimadas: “Barragem da Leste ” transborda após chuvas; confira imagens. Após os períodos chuvosos que vieram com abundância na região a nossa reportagem da página Zebim News visitou no início da manhã desta quinta-feira (23) “Barragem da Leste ”. As cheias, tanto nas barragens quanto no rio, chamam atenção e muitas pessoas vão até os referidos locais para conferir de perto as belas imagens, porém, fica o alerta, que com as cheias, os cuidados devem ser redobrados por conta dos riscos.
Forte chuva provoca alagamentos em Jacobina. A forte chuva que cai na tarde desta quinta-feira (23)na cidade de Jacobina, provoca alagamentos em várias ruas do centro. A Rua JJ Seabra em frente a Uneb, a Rua Duque de Caxias e a Francisco Rocha Pires, foram os locais mais prejudicados pela forte chuva, que durou pelo menos uma hora e meia. A Prefeitura de Jacobina lançou a Operação Chuva através da Defesa Civil, que tem observado os pontos críticos. O cidadão poderá entrar em contato pelo WhatsApp 74 99816-3629.

Ponto Novo: Domingo de muita chuva na cidade e na zona rural. O domingo (26) foi de muita chuva em Ponto Novo, algumas ruas da cidade até ficaram alagadas devido à grande quantidade de água em poucas horas. Além da cidade, choveu ainda em várias comunidades rurais do município. Segundo dados da estação meteorológica da Web Interativa, que está instalada na sede do município choveu 69mm em apenas 3h. A temperatura variou entre 23 e 34ª C. Segundo as previsões, deverá chover até a próxima terça-feira (28).

BARRACAS ARASTADAS, BARCO PARA ANDAR NAS RUAS. VEJA O RESUMO DAS CHUVAS EM NOSSA REGIÃO

Barracas de feirantes são levadas pela chuva na cidade de TucanoHá pouco mais de uma semana alguns feirantes da cidade de Tucano tiveram prejuízos após suas barracas serem destruídas pelo fogo que não ocasião circulou o comentário de que seria uma ação de vândalos. Já na tarde desta ultima quarta-feira (05), os comerciantes da feira de Tucano voltaram a sofrer prejuízos, desta feita por ação da natureza. Um forte temporal que caiu na cidade provocou uma forte correnteza e acabou levando várias barracas conforme pode ser visto deste vídeo publicado pelo site A Voz do Campo. Segundo o site, desde a venda do antigo açougue as barracas estavam sem local apropriado, e por conta disso, restou aos feirantes colocá-las próximo a um córrego que acabou transbordando e causando um grande prejuízo.

Xique-Xique: Chuva faz moradores usarem barco por ruas da cidade. A chuva que caiu na tarde desta quarta-feira (5) em Xique-Xique, no centro norte baiano, fez alguns moradores usarem um barco para poder se locomover. Além disso, várias ruas ficaram alagadas e o nível da água subiu até a altura da roda de algumas motos. Segundo o G1, apesar do ocorrido não há informações de desabrigados nem de desalojados. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo na cidade nesta quinta-feira (6) será encoberto e terá temperatura mínima de 20ºC e máxima de 30ºC. Nesta sexta-feira (7) e no fim de semana o tempo deve seguir parecido, com temperaturas entre 20ºC e 29ºC. Macaúbas. Além de Xique-Xique, Macaúbas, na Bacia do Paramirim, Oeste baiano, também registrou chuvas nesta quarta. Além de ruas ficaram alagadas, moradores também contaram que houve relâmpagos. No município, carros ficaram quase submersos e outros tiveram de ser amarrados para não serem levados pela correnteza. Para esta quinta-feira (6), a previsão é de pancadas de chuvas, com temperaturas oscilando entre a mínima de 22° e a máxima de 36°.
Queimadas: Fortes chuvas que vem caindo nos últimos dias enchem tanques, ruas ficam alagadas e barragens e margens do Rio Itapicuru transbordam. As fortes chuvas que caíram no município de Queimadas acompanhadas de raios e trovões na noite desta quarta-feira (05) e que se estendeu no início da manhã desta quinta-feira (06), encheram vários tanques que estavam a baixo do volume de água ou secos, além das barragens e margens do Rio Itapicuru que transbordaram. Algumas comunidades da zona rural vinham sendo castigadas por falta d’água em reservatórios porque as chuvas que caiam eram mais distribuídas e em volume pequeno. A chuva também modificou o cenário da cidade, depois de muitas horas de chuva, algumas ruas do centro da cidade ficaram alagadas. “A gente fica muito feliz porque a gente vê aquelas nuvens que vem tudo escura, a gente já fica com aquela alegria, com aquele brilho nos olhos, porque a gente já está vendo a chuva chegar, cair aqui na nossa terra, na nossa comunidade e é o que a gente espera e vê. São essas nuvens lindas que Deus manda pra gente em água”, afirma o agricultor Vadinho, morador do povoado do Diamante. E quando a chuva cai, a natureza responde depressa, o verde tinge a paisagem, folhas começam a brotar nos galhos secos, rios que tinham evaporado voltam a correr, tanques acumulam água, e como por encanto, o cenário se enche de vida. Segundo informações do Instituto de Meteorologia Climatempo, a previsão do tempo para quinta-feira (06) em Queimadas é mínima 22c°, máxima 32cº. Chance de chuva 86%. Volume de chuva 10mm, sol com algumas nuvens, chove rápido durante o dia e à noite.
Araci: Açude do Poço Grande recebe grande volume de água. O Açude do Poço Grande, localizado na zona rural de Araci, vem recebendo nesses últimos dias um grande volume de água. Segundo moradores, somente na manhã desta terça-feira (4), o açude já tinha aumentado cerca de 40cm. “Se continuar recebendo água, acredito que no final de semana ele vai pro sangrador,” disse um morador.
Santaluz e QueimadasUm forte temporal na manhã desta segunda-feira(03) fez com que o Rio do Peixe, cuja ponte na BA 120 demarca o limite municipal de Santaluz com Queimadas provocou inundação em fazendas e a forte correnteza provocou a interdição para veículos e muitos deles tiveram que aguardar a água baixar para seguirem seus destinos.