BIBLIOTECA MUNICIPAL JOSÉ PENEDO É UM ESPAÇO HISTORICAMENTE IMPORTANTE PARA TUCANO

Desperte o explorador literário que há em você! 

Em 2023, a Biblioteca Municipal José Penedo recebeu mais de 2.400 visitas, emprestou mais de 900 livros e recebeu mais de 80 doações. 
Cada visita é uma jornada única. Descubra, leia, explore! 
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h. ⏰
A Biblioteca, que já foi Casa de Câmara e cadeia municipal, foi construída no período da Emancipação do município em 1837. No final do século XIX e no início do século XX, foi reformada e passou a ser a Prefeitura Municipal, até sua transferência para a sede atual.

Veja outras matérias relacionadas já publicadas

LER PARA GANHAR, GANHAR PARA LER É SUCESSO EM TUCANO

 LER PARA GANHAR, GANHAR PARA LER!

Nosso talento literário do mês de agosto, lendo um total de 12 livros, é a Anna Vitória Silva Moura, de apenas 8 anos!.
Sua dedicação à leitura é inspiradora e por isso ela recebeu um livro que a levará a novas aventuras. Buscamos sempre incentivar a paixão pela leitura para preparar nossos jovens para um futuro brilhante.
Parabéns, Anna Vitória, por ser um exemplo e por nos lembrar da importância da leitura em nossas vidas!
Você sabia que a Biblioteca Municipal de Tucano recebeu da Fundação Pedro Calmon 100 livros para enriquecer nosso acervo e um aparelho Kindle?
Massa, né?
E agora a Biblioteca vai, em parceria com a Secretaria de Educação, lançar um desafio para quem não consegue ficar sem ler, e ama viajar e sonhar através de boas histórias. Mas, o desafio também vale para quem quer aprender a explorar bons livros! Afinal, os livros são excelentes companhias.
A partir do mês de maio, quem mais ler livros da Biblioteca durante o mês, vai ganhar um livro de presente.
Todos os meses você pode participar e poderá montar a sua própria biblioteca.
Já pensou?
Participe!
Passa lá na Biblioteca e já começa a somar livros na sua lista.

BIBLIOTECA MUNICIPAL JOSÉ PENEDO DE TUCANO TEM GRANDE FREQUÊNCIA DE LEITORES

Não, essa legenda não é repetida!

Apenas estamos reforçando a importância de navegar pelo mar da cultura e expandir conhecimentos para toda a família e amigos, além da ampliação do autoconhecimento.
E agora com mais de 100 novas obras literárias, renovando nosso acervo, não temos dúvida que teremos ainda mais visitas.
Ah, sim!
E ainda dispomos de um Kindle, um leitor de livros digitais, parecido com um tablet, que permite ao usuário compare, baixar ou pesquisar livros e revistas.
Receber sua visita é mais do que importante!
Vem para a Biblioteca!
🤗
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h

A Biblioteca Municipal José Penedo disponibiliza mais uma obra de um tucanense.
Nossa indicação de hoje é o livro “Eu não posso ler o seu livro” do professor tucanense Osvaldo Júnior.
A leitura da obra remete-nos às crônicas que abordam assuntos do cotidiano e convoca os leitores a pensarem sobre questões tidas como banais, mas que interferem, (in)diretamente, em nossas andanças pelos caminhos existenciais e na formação da subjetividade.
A obra apresenta ainda ilustrações do estudante Hiven Levy Luz, egresso do Colégio Estadual Profa. Sílvia Ferreira de Brito, de Ribeira do Pombal.

Prefeitura de Tucano retoma atividades da Biblioteca Pública José Penedo

Prefeitura de Tucano retoma atividades da Biblioteca Pública José Penedo

Após passar por um período de preservação e reestruturação, a Biblioteca Pública José Penedo está reaberta para a população. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, retomou as atividades, neste primeiro momento, para consulta pública. 

Com o funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, a Biblioteca disponibiliza um acervo com cerca de 4 mil exemplares, para uma boa leitura no espaço.

Em parceria com a Fundação Pedro Calmon, o acervo também passará pelo tombamento em um sistema de arquivos, bem como a formação dos funcionários.

Além de todo o preparo, a Biblioteca Municipal acolherá doações de obras, que serão avaliadas, tratadas e catalogadas para ampliar e atualizar o acervo.

“Estamos dando mais um passo importante para a formação cultural e intelectual dos nossos munícipes. O acervo é bem rico de informações e contamos com a presença de todos”, disse o Prefeito Ricardo Maia.

A Secretaria Gerusa Araújo ressaltou a importância da reabertura da unidade cultural e revelou que tem diversos projetos que serão realizados.

“A biblioteca é um espaço que faz parte da nossa história, um prédio antigo, e que foi revitalizado pelo atual governo e que parte também aqui da nossa Secretaria Municipal de Educação. Nós temos diversos projetos para serem realizados e que realmente ela possa trazer momentos de leitura e contato com a literatura”, ressaltou.

O Mestre em História, André Carvalho, gestor administrativo da Biblioteca, afirma que a reabertura da Biblioteca contribuir com o processo educacional dos munícipes. 

“É um misto de felicidade e sensação de dever cumprido. Sabemos que ainda há muito trabalho a fazer, mas com todo suporte da gestão e da secretaria de educação iremos em breve está em pleno funcionamento", disse.

A Biblioteca, que já foi Casa de Câmara e cadeia municipal, foi construída no período da Emancipação do município em 1837. No final do século XIX e no início do século XX, foi reformada e passou a ser a Prefeitura Municipal, até sua transferência para a sede atual.

Prefeitura de Tucano e Fundação Pedro Calmon promovem preservação e reestruturação da Biblioteca Pública José Penedo

Prefeitura de Tucano e Fundação Pedro Calmon promovem preservação e reestruturação da Biblioteca Pública José Penedo

Muito em breve, a Prefeitura de Tucano estará reabrindo para a população a Biblioteca Pública José Penedo, com o objetivo de proporcionar através da leitura, conhecimento, informação, divertimento e cidadania.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria da Cultura do Estado, está promovendo toda a assistência técnica, preservação e estruturação da unidade.

A Biblioteca, que já foi Casa de Câmara e cadeia municipal, foi construída no período da Emancipação do município em 1837. No final do século XIX e no início do século XX, foi reformada e passou a ser a Prefeitura Municipal, até sua transferência para a sede atual.

A Fundação está coordenando ainda o sistema de Arquivos, recolhimento, organização, preservação e divulgação de acervos documentais de arquivos públicos e privados e difundindo seus acervos.

De acordo com o Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento, além de todo o preparo em parceria com o estado, a Biblioteca Municipal acolherá doações de obras, que serão avaliadas, tratadas e catalogadas para ampliar e atualizar o acervo.

“Estamos reestruturando um equipamento público que estava sem situação de abandono. Um dos pilares do crescimento de qualquer sociedade é a difusão do conhecimento e, nada mais democrático e popular do que uma biblioteca pública para cumprir este papel”, afirma.

Ainda de acordo com Thiago, a reforma da estrutura interna está sendo concluída, no entanto o acervo passará por avaliação e catalogação, já que não havia qualquer registro.

“Implementaremos sistema tecnológico para uma gestão otimizada e inteligente, entregando, em breve, uma biblioteca equipada, com acervo atualizado, sala de leitura e espaço infantil. O prefeito Ricardo Maia está engajado na adequação de um espaço que seja agradável e aconchegante para nossa população”, revela.




Comentários