Nenca e Edvaldo serão entrevistados no programa Jornal Tribuna Sisaleira, sábado, dia 4.

Mais uma vez a ex Prefeita de Araci, Maria Edneide Torres Silva Pinho e seu esposo Edvaldo da Silva Pinho (Zé Pinho ex prefeito de Araci), vão estar juntos na manhã de sábado dia 4 de Janeiro de 2020, participando desta vez do programa Jornal Tribuna Sisaleira na Tucano FM, onde nesta data o programa comemora seu primeiro ano após a estreia. Os entrevistados pelo ancora, Luiz Santana, falarão da historia da Festa de Reis de Araci, Festa do boi de Janeiro e dos 76 anos de Idade e 50 anos de influencia de Edvaldo com a Festa, dos 35 Anos de Casamento de Nenca e Edvaldo que aconteceu no dia 6, em plena festa de reis e data comemorativa dos batizados das filhas do casal.

A festa popular de Araci, que Edvaldo desde a época de comerciante e prefeito de Araci, incentivou, participou e apoiou sua realização irá acontecer mais uma vez e Nenca falará com propriedade, de uma cultura popular do reisado, onde participou há décadas em  Araci.

O programa de rádio servirá para esclarecer mais a cerca desta comemoração popular e a nossa Festa de Reis, data ímpar para Araci, onde este ano, 2020, não será diferente dos demais anos onde o casal abrirá mais uma vez a casa para acolher a toda a gente querida de Araci. Infelizmente alguns mestres do reisado já não estão mais entre nós, porém homenagearemos a todos (em memoria) pois na tradicional festa de Reis a historia é preservada e a tradição mantida. "Recordo no dia do meu casamento (06/01/82), onde o Reisado do Boi de janeiro nos recepcionou na porta da Igreja com o Reisado dos Santos Reis!" Disse Nenca.


Veja matérias anteriores...

NENCA E EDVALDO PINHO PARTICIPAM DA CANGALHA CULTURAL NA TUCANO FM

Maria Edneide Torres Silva Pinho (Nenca, ex prefeita de Araci) e seu esposo Edvaldo da Silva Pinho (Zé Pinho ex prefeito de Araci), estiveram juntos nesta manhã de sábado (5) participando do programa Cangalha Cultural na Tucano FM, onde entrevistados pelo ancora, Luiz Santana, falaram da historia da festa de reis de Araci.

Ambos falaram do contato do casal com esta festa popular de Araci, que Edvaldo desde a epoca de comerciante e prefeito de Araci, incentivou, participou e apoiou sua realização. Já Nenca foi saudosista e lembrou que esta festa coincide com a data de aniversário de nascimento de Edvaldo e também do Casamento do dois, onde a cultura popular do reisado participaram diretamente do casamento dentro da igreja matriz de  Araci.


Com a meta da preservação da cultura por sua historia, o programa de rádio serviu para esclarecer mais a cerca desta comemoração popular e a nossa Festa de Reis, data ímpar para Araci, onde este ano, 2019, não será diferente dos demais anos onde o casala abrem a casa para acolher a toda a gente querida de Araci. Infelizmente alguns mestres do reisado já não estão mais entre nós, porém homenagearemos a todos (em memoria) pois na tradicional festa de Reis a historia é preservada e a tradição mantida. "Recordo no dia do meu casamento (06/01/82), onde o Reisado do Boi de janeiro nos recepcionou na porta da Igreja com o Reisado dos Santos Reis!" Disse Nenca.

SUCESSO A FESTA DE REIS COMEMORANDO ANIVERSÁRIO DE EDVALDO PINHO

Sucesso absoluta a festa de Santo Reis, hoje, 6 de Janeiro de 2019, onde em mais um ano Araci manteve a tradição com a participação dos grupos de reis da cidade que estiveram na residencia da família Pinho, Nenca e Edvaldo.

A celebração do aniversário de Edivaldo Pinho, assim como  de casamento de Edvaldo e Nenca, foi emocionante, com a participação espontânea da população e a alegria do casal que recebeu a todos para este ano, 2019.

O Deputado federal José Nunes, esteve presente assim como os vereadores Leo de Eridan, Luis do Boa, Laerto e Roberto do sem freio, que caíram no samba de roda mais uma vez nossa casa para acolher a no amba de reis e junto a imagem pitoresca do Boi e da mulinha que encheram de alegria o ambiente festivo.

A tradição da festa do oi de janeiro é impar em Araci,  reisados, fez na casa de Nenca e Edvaldo homenagens a todos os mestres grios da epifania (em memoria) pois na tradicional festa de Reis a historia é preservada e a tradição mantida. 

Dia 6 é aniversario de Edvaldo e Nenca se casaram nesta date e batizou também suas filhas durante esta festa.

"Recordo no dia do meu casamento (06/01/82), onde o Reisado do Boi de janeiro nos recepcionou na porta da Igreja com o Reisado dos Santos Reis!" Disse Nenca.







FESTA DE REIS 2019 NA CASA DE NENCA E ZÉ PINHO EM ARACI

Mais um ano que se inicia e com ele a nossa Festa de Reis, data ímpar para Araci, na qual celebramos o aniversário de Edivaldo Pinho, assim como mais um ano de casamento de Edvaldo e Nenca. Este ano, 2019, não pode ser diferente dos demais e abrimos mais uma vez nossa casa para acolher a toda a gente querida de Araci. Infelizmente alguns mestres do reisado já não estão mais entre nós, porém homenagearemos a todos (em memoria) pois na tradicional festa de Reis a historia é preservada e a tradição mantida. "Recordo no dia do meu casamento (06/01/82), onde o Reisado do Boi de janeiro nos recepcionou na porta da Igreja com o Reisado dos Santos Reis!" Disse Nenca.

Estaremos esperando por todos na minha casa (Nenca) dia 06 de Janeiro a partir das 19hs.

Im memorium (compadre Luís Bagaço, Antônio Bagaço e o nosso querido Eduardo ( ITO ) o nosso vaqueiro que morreu no ano passado).


SUCESSO A FESTA DE REIS NA RESIDENCIA DE ZÉ PINHO E NENCA

SUCESSO a Festa de Reis na residencia de Zé Pinho e Nenca na cidade de Araci. A Tradição Popular, consagrada com muita alegria e descontração na casa da ex-prefeita Nenca, neste sábado dia, 06 de Janeiro de 2018, onde a residencia dos Pinhos ficou pequena e foi tomada pelo povo que comemoraram com festa e alegria o aniversário de ZÉ PINHO.

Festejar o dia de Santo Reis na casa do senhor Edvaldo Pinho e Nenca, já é uma tradição de dezenas de anos, r o aniversariante (Edvaldo) comemora seu aniversário de nascimento e o aniversário de casamento do casal, que faz questão de festejar com os grupos de Reisados, os artistas da cultura e o povo que lotou o espaço da residencia.

O bumba meu boi, conhecido em nossa cidade de boi de janeiro, com a companhia da mulinha, do vaqueiro, da fateira e dos cantadores de reis como emana a tradição, trouxeram mais alegria a festa que preserva a tradição saindo as ruas e praças na companhia do povo 

Muita cantoria dos grupos de reisados e com o povo junto como o casal o senhor Edivaldo Pinho e da senhora Edneide Torres Pinho, fizeram e mostraram aos Aracienses, que apesar das dificuldades, da crise, a tradição se manteve e a parceria em prol da cultura e valorização da mesma para a consolidação de nossa identidade sociocultural se manteve presente nesta festa. Alex Lima (Deputado Estadual) e José Nunes (Deputado Federal) também se juntaram a festa e comemoram junto ao povo.

Na Praça Nossa Sra. da Conceição também houve apresentações culturais da Folia de Reis. A festa é uma das mais fortes tradições do município e vem animando a cidade há mais de seis décadas. O festejo, conhecido também como a Festa do Boi de Janeiro, contou com a participação dos Reisados.

Veja os videos...






Festa de Reis Araci - A Tradição Popular, continua na casa da ex-prefeita Nenca em 2018

Festa de Reis Araci - A Tradição Popular, muita alegria e descontração promete na casa da ex-prefeita Nenca. Araci, 06 de Janeiro de 2018, será mais um dia ímpar para o município, em que as ruas da cidade serão tomadas pelo povo que caminharão, cantarão e festejarão o dia de Santo Reis. A casa do senhor Edvaldo Pinho e Nenca promete ser o ponto de partida para os grupos de Reisados e as turmas de artistas.

Portanto, o movimento conta com dois bumbas meu boi (conhecido em nossa cidade de boi de janeiro), uma mulinha, um vaqueiro, fateira e os cantadores de reis como emana a tradição. Com a passagem do reisado pelas ruas percebemos o quanto o povo em meio a Cultural Digital que está presente nesta contemporaneidade, apesar disto, observamos que o povo ainda presa pela sua cultura. Todavia, tanto crianças como adultos se regojjzam com o “boi de janeiro” e, o mesmo como em todas as festas de Santo Reis é à atração mais esperada da criançada.
O Reisado Cangalha Cultural se direciona para a casa do senhor Edivaldo Pinho e da senhora Edneide Torres Pinho, mais conhecida como (Nenca). Pois os mesmos neste dia fazem uma comemoração dupla, pois comemoram o aniversário do senhor Edivaldo Pinho e do casamento dele e de sua esposa. 

Chegando à residência do casal os grupos folclóricos de reisados são recepcionados pelo casal e pelos diversos grupos de reisado da cidade, o grupo Vermelho do Bagaço, Azul do João Vieira, Amarelo do Municipio, o Nossa Senhora da Conceição e o Cngalha Cultural, a Banda de Pífanos da Barreira, entre outros, que fazem questão de comemorar o duplo aniversário e evidentemente festejar o dia de Reis junto com o senhor Edivaldo Pinho e a senhora Edneide Torres Pinho, o que se pode perceber pela massa corpórea que se encontrarão na casa o quanto a população de Araci ama esse casal que tanto tem dando visibilidade para a valorização e divulgação desse festejo que faz parte de nossa identidade histórica/cultural.

Depois da cantoria de cada grupo de reisado, o povo junto como o casal o senhor Edivaldo Pinho e da senhora Edneide Torres Pinho, prometem fazer e mostrar para os Aracienses, que apesar dos avanços tecnológicos que têm adentrado e em muitos casos tirado o brilho daquilo que é a filosofia da festa de Reis. Ambos, junto com o povo concretizaram neste dia seis de janeiro mais uma parceria em prol da cultura e valorização da mesma para a consolidação de nossa identidade sociocultural.
O que pôde se perceber pela expressão corpórea do povo que acompanham o desfile dos bois de janeiro era uma alegria singular pela aquilo que é nosso e que faz parte de nossa história, em quanto construtores da nação cultural brasileira. E diante desse resultado significante e positivo de eventos organizado pelo casal o senhor Edivaldo Pinho e da senhora Edneide Torres Pinho com o senhor Luiz Santana e outros, o evento deste dia seis de janeiro fica marcado como uma festa oportunizadora de reflexão e de como a nossa cultura apesar dos pesares continua marchando rumo a um destino glorioso.
Sabiamente o casal oportuniza o evento que por si só é um movimento de conscientização e divulgação da identidade do povo Araciense, para após a mensagem apresentada aos valores culturais.

Festa de Reis Araci - A Tradição Popular, muita alegria e descontração na casa da ex-prefeita Nenca



Araci, 06 de Janeiro de 2016, foi mais um dia ímpar para o município, em que as ruas da cidade foram tomadas pelo povo que caminharam, cantaram e festejaram o dia de Santo Reis. A caminhada teve início da casa do senhor Luiz Santana e percorreu ruas e avenidas da cidade. Tal percurso foi arrastado pelo grupo de Reisado Cangalha Cultural que tinha como mestre e puxador Luiz Santana e sua turma de artistas.

Portanto, o movimento contou com dois bumbas meu boi (conhecido em nossa cidade de boi de janeiro), uma mulinha, um vaqueiro, fateira e os cantadores de reis como emana a tradição. Com a passagem do reisado pelas ruas percebemos o quanto o povo em meio a Cultural Digital que está presente nesta contemporaneidade, apesar disto, observamos que o povo ainda presa pela sua cultura. Todavia, tanto crianças como adultos se regozijaram com o “boi de janeiro” e, o mesmo como em todas as festas de Santo Reis foi à atração mais esperada da criançada.


O Reisado Cangalha Cultural se direcionou para a casa do senhor Edivaldo Pinho e da senhora Edneide Torres Pinho, mais conhecida como (Nenca). Pois os mesmos neste dia fazem uma comemoração dupla, pois comemoram o aniversário do senhor Edivaldo Pinho e do casamento dele e de sua esposa. 

Chegando à residência do casal o grupo folclórico Cangalha Cultural de reisado, foi recepcionado pelo casal e pelos diversos grupos de reisado da cidade, o grupo Vermelho do Bagaço, Azul do João Vieira, Amarelo do Municipio, o Nossa Senhora da Conceição, a Banda de Pífanos da Barreira, entre outros, que fizeram questão de comemorar o duplo aniversário e evidentemente festejar o dia de Reis junto com o senhor Edivaldo Pinho e a senhora Edneide Torres Pinho, o que pude perceber pela massa corpórea que se encontrava em sua casa o quanto a população de Araci ama esse casal que tanto tem dando visibilidade para a valorização e divulgação desse festejo que faz parte de nossa identidade histórica/cultural.

Depois da cantoria de cada grupo de reisado, o povo junto como o casal o senhor Edivaldo Pinho e da senhora Edneide Torres Pinho, fizeram um passeata cultural pelas ruas da cidade mostrando para os Aracienses, que apesar dos avanços tecnológicos que têm adentrado e em muitos casos tirado o brilho daquilo que é a filosofia da festa de Reis. Ambos, junto com o povo concretizaram neste dia seis de janeiro mais uma parceria em prol da cultura e valorização da mesma para a consolidação de nossa identidade sociocultural.



O que pôde perceber pela expressão corpórea do povo que acompanhavam o desfile dos bois de janeiro era uma alegria singular pela aquilo que é nosso e que faz parte de nossa história, em quanto construtores da nação cultural brasileira. E diante desse resultado significante e positivo do evento organizado pelo casal o senhor Edivaldo Pinho e da senhora Edneide Torres Pinho com o senhor Luiz Santana e outros, o evento deste dia seis de janeiro ficou marcado como uma festa oportunizadora de reflexão e de como a nossa cultura apesar dos pesares continua marchando rumo a um destino glorioso.




Sabiamente o casal oportunizou o evento que por si só é um movimento de conscientização e divulgação da identidade do povo Araciense, para paralelamente trazer à tona a importância do uso de equipamentos obrigatórios para o trânsito, em que o foco foram justamente os condutores de veículos motociclistas e automotivos. No entanto, o casal contou com a parceria do DETRAN, que disponibilizou seu grupo de bailarinos para trazer através da dança uma mensagem de responsabilidade no trânsito. Portanto, após a mensagem apresentada à caminhada continuo passando por outras ruas e foi finalizada na casa dos aniversariantes.