Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

TUCANO RETROSPECTIVA 2018 - TS


A Retrospectiva de Tucano 2018, nada mais é que o resumo das principais noticias, acontecimentos e informações, vinculado no Site Tribuna Sisaleira, de Janeiro a Dezembro de 2018. Reveja tudo que aconteceu no município de Tucano que merece a nossa retrospectiva.

JANEIRO
MANDACARU E ARACI NORTE PROMETEM ÁGUA NAS TORNEIRAS EM 2018Promessas dada no lançamento do Araci Norte (prometido desde 2002), assim como no ano passado no projeto Mandacaru de Tucano (que vem prometido desde 2006), dão esperanças de ter ÁGUA POTÁVEL, nas torneiras de dezenas de comunidades rurais. O projeto Mandacaru, tem um novo capitulo a partir do que ocorreu hoje, segunda-feira (18.12.2017), com a presença do Governador Rui Costa e do Senador Otto Alencar que estiveram em Tucano, para autoriza o inicio das obras para abastecimento de água, para implantação de Sistema Integrado de Abastecimento de Água em 15 localidades do município. 

Tucano vem sendo marcado nesta última semana por reeinvidicações de Motorista da e professores do magistério da rede pública municipal, hoje, 26.01.2018, a frente da prefeitura mais uma vez as classes foram buscar informações de pagamento, ja que professores ainda não receberam pagamentos referentes a Dezembro de 2017 e Motorista alegam não recebem a alguns meses, ambos foram encaminhados a representantes do prefeito para a busca de informações e como o prefeito irá resolver as questões de recebimento. O prefeito Luis Sergio informou que a partir da semana que vem manterá o dialogo com as classes para sanar o problema.

FEVEREIRO
A noite de Ontem, Terça Feira, 27.02.2018, foi realizado mais um episódio na novela intitulada como venda do mercado de carne de Tucano, ou seja leilão de bens público do município. A População de Tucano voltou a se mobilizar contra ao projeto de VENDA DE IMOVEIS DA PREFEITURA, iniciado de fato no sábado após a assembleia na sede da CACTUS, posteriormente realizado a reunião de frente ao mercado na praça do Bradesco e agora na dita audiência pública que não teve um desfecho positivo, já que as classes, a sociedade e parlamentares de oposição e minoria alegam a não realizam da audiência por culpa da condução dos trabalhos ter sido feito pelo presidente da câmara de vereadores, Ronaldo, que finalizou as falas de ambas as partes sem dar encaminhamentos tão esperado pelos presentes.
Ontem, Segunda Feira, 26.02.2018, a População de Tucano continuou se mobilizando contra ao projeto de VENDA DE IMOVEIS DA PREFEITURA, onde sábado após a assembleia reunida por entidades e grupos de classe, se reuniram na sede da CACTUS, e decidiram, lá, realizar todas as ações necessárias para interromper, não permitir e se colocar contra a postura do atual gestor, prefeito, Luis Sérgio, de vender o imóvel do antigo açougue na praça do Bradesco em Tucano e demais terrenos público.
Vereadores da terceira via, minoria, visitaram o lixão da cidade de Tucano e denunciam  o aterro sanitário, o lixo de Tucano que não está sendo coletado e destinado de forma correte e a prefeitura de Tucano esta de forma ilegal, depositando e jogando o lixo tanto na sede como na zona rural, em áreas não apropriadas.
Os Vereadores visitaram as Rádios Cruizeiro e a Tucano FM, Marcos do Raio X (PTB) e Nadinho (PR) oficializaram a saída da bancada de apoio ao prefeito de Tucano, Luiz Sérgio (PSD). Para interlocutores políticos locais, a saída dos dois vereadores da base do prefeito já era esperada há algum tempo, dadas as críticas e o distanciamento político dos vereadores nos últimos tempos. Os vereadores aproveitaram a entrevista para fazer denúncias contra a atual gestão. A base do Prefeito de Tucano permanece com maioria na Câmara Municipal de Vereadores.
G Barbosa de Tucano, é assaltada na madrugada desta sexta feira pela 5a. vez. Segundo informações preliminares o assalto ocorreu durante a noite, onde assaltantes arrombaram com veiculo a loja, subtraindo eletrodomésticos e eletrônicos da loja. A PM local, busca informações sobre o ocorrido e investiga agora para chegar de fato a prisão deste que acometeram este assalto que para a loja já é o quinto.

MARÇO.
Aprovado, a realização de Leilão de Bens da Prefeitura em Sessão na Câmara de TUCANO, onde o dia começou, tenso, apreensivo e preocupado com o que aconteceria com o capitulo da novela dos Projeto de Lei 002/2018 de iniciativa do prefeito municipal, em especial os que trata da venda de imóvel (mercado de carne) e terreno da Prefeitura de Tucano, apresentado pelo prefeito, Luis Sérgio, que polemizou a sociedade. Hoje, Segunda Feira, 05 de Março de 2018, o Presidente da Câmara e o Líder do governo, acompanhados, estiveram na rádio Tucano FM, para se submeter a uma entrevista com Wandilson Mattos, onde foi dito mais uma vez o que representa o projeto do prefeito.
Mais uma sessão ordinária suspensa, após oito dias da primeira (15.03.2018 e 22.03.2018), desta vez nesta quinta feira, 22.03.2018, sendo esta a segunda que garantiu a presença do público que mais uma vez veio a Câmara de Vereadores de Tucano, também pela presença dos vereadores que garantiram quórum.
Tucano é com certeza uma das maiores cidades do interior baiano, em idade, mas está perdendo em crescimento e desenvolvimentos para cidades circo vizinhas que tem até um terço a menos na data de fundação ou emancipação politica. Isso é o que se escutas nos veículos de comunicação e nos meios políticos, sociais e nas ruas da cidade, o Tucanense está insatisfeito com os rumos políticos que o município esta vivendo, com a crise, a má administração e gestão e a falta de mais amor e zelo por seus munícipes. 
O Hospital municipal de Tucano, Mariano Penedo, ficou categoricamente a luz de velas na data de aniversário da cidade, onde o apagão da energia elétrica, que foi geral, em mais de 360 município, também atingiu Tucano, e durante horas deixou o hospital da cidade no breu, as escuras, categoricamente a luz de velas, onde pacientes e que apareceu na emergência, foram prejudicados em seu atendimento por não ter ali no local, nenhum tipo de iluminação reserva, levando perigo e descaso do poder público aos que necessitavam do serviço de saúde.
Hoje, dia mais que especial com a visita na Câmara Municipal de Vereadores de Tucano com a turminha do Fundamental I da Escola Municipal Teotônio Martins. Importante trazer para as crianças, este senso político. para que se transformem em cidadãos críticos.
O Presidente atual da Central das Associações Comunitárias de Tucano, Sr. Jose Delcio Araújo de Souza, juntamente com o parlamentar municipal, vereador, Marcos do raio X, nos deram uma entrevista exclusiva (vídeo abaixo), para anunciar que mais uma vez estiveram junto ao deputado estadual, Alex da Piatã e o diretor da CAR, Wilson Dias, que garantiu a liberação até meados de 20.03.2018, do recurso da primeira parcela para o recomeço da obra de construção do Centro de Convenções da Agricultura Familiar de Tucano, onde funcionará também a sede da CACTU, instituição que tantos beneficia e traz o fortalecimento da agricultura familiar em Tucano.

ABRIL
Agora, manhã de sábado, dia 28.04.2018, os Guardas Civis Municipais de Tucano na Bahia, estão realizando mais uma mobilização na feira livre do município de Tucano e em seguída prometem ir a caldas do jorro, em favor do decreto de paralização por tempo indeterminado que começa a contar exatamente hoje, onde foi tomada esta medida foi tomada após diversas tentativas de acordo junto ao município, onde foi solicitado: Reajuste salarial, viaturas, equipamentos de segurança, e reforma do Pelotão de Caldas do Jorro. 
Associação dos agricultores familiares e produtores de sola da comunidade de Pedra Grande e Região, ciada desde, 1998, agregando as comunidades de Kaipé, Gameleira e Varginha, quatro comunidades que trabalha diretamente com o couro, curtume, que apresentaram pedido de curtumes para as comunidade de Varginha, Pedra Grande e Araticunzeiro.  O Vereador Nadinho assim como o vereador Marcos do Raio X iniciaram a luta em favor de garantir os direitos municipais através de intervenção da câmara e seus mandatos para estas famílias não serem prejudicadas.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente a denúncia feita pelos vereadores que compõem a Bancada de Oposição, Neto do Herlon, Conceição Dantas e Hélcio Reis, contra o prefeito de Tucano, Luiz Sergio, e aplicou multa ao gestor a ser paga com recurso próprio e depositada nos cofres do município. Segundo a Bancada de Oposição, o TCM determinou, ainda, que o processo seja encaminhado à assessoria jurídica do Ministério Público Estadual com vistas à adoção das providências cabíveis. A Prefeitura Municipal de Tucano ainda não se manifestou sobre o assunto. Cabe recurso no processo.
Sucesso é a palavra que define a 4 Cavalgada de Panzu, hoje, Domingo, 23 de abril de 2018, onde á cultura do vaqueiro esteve presente com a programação recheada de atrações com aboiadores e o show começou com Trubu dos Teclados, Ivan Cristian, Sela Rasgada, Balaio de Gato e Ruan Filho.


MAIO
Os vereadores, Marcos do raio X e Nadinho, se reuniram com associados e artesões do couro do distrito de Tracupá, em Tucano, nesta noite de quarta feira, 30.05.2018, na sede e fábrica da cooperativa com objetivo de discutir melhorias para a entidade assim como para apoiar os preparativos da próxima edição da Feira de Artefatos de Couro e Produtos da Agricultura Familiar, que será realizada agora junho 22 a 24.
Acaba de ser enterrado agora, 13h, 30.05.2018, no cemitério de Tucano, o caminhoneiro, Joaquim José da Silva, de 66 anos, que foi encontrado morto dentro da cabine de um caminhão baú, no início da tarde desta segunda-feira (28), no pátio de um posto de combustível, as margens da BR- 116/Norte, no município de Tucano/BA.
A Câmara Municipal de Vereadores de Tucano, desta quinta feira, dia 24 de maio e 2018, recebeu populares e todos os vereadores para mais uma sessão, onde a pauta principal sem duvida era o projeto de lei 010/2018, que da concessão para utilização do espaço denominado PARQUE DAS ÁGUAS DO JORRO, ser explorado por 20 anos por possíveis empresário.
Nesta manhã de sexta feiura, 25.05.2018, servidores públicos das categorias: Agente Administrativos, Fiscal de Tributos, Digitador, Telefonista, Técnico de enfermagem, Técnicos de Radiologia e de Laboratório, Motorista/condutor de Ambulâncias, Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Nutricionista, Odontólogo, Veterinário e Farmacêutico, foram a frente a prefeitura, seguiram para o hospital municipal Mariana Penedo, mais uma vez reivindicando Aumento Salarial e Plano de Carreira, sendo este último uma promessa na campanha do atual gestor.
Tucano, recebeu hoje, dia 24 de Maio 2018, às 16h, na Escola Gildásio Penedo a I etapa de construção dos instrumentos musicais do projeto Som do Sisal, onde a orquestra Santo Antônio de Música de Conceição do Coité realizou uma grande apresentação. 
Crise? Contrato de empresa para apresentação de de Bell Marques em Tucano na data a ser definida posteriormente, será de 200 mil, pago pela Prefeitura Municipal de Tucano a empresa BM PRODUÇÕES ARTÍSTICA EIRELI-EPP, de acordo processo administrativo 069/2018. contrato 041/2018, descrito no diário Oficial do município.

JUNHO
Bel (ex chiclete com banana), o Cara, tocou cem minutos e não tocou 1% de nenhuma música de forró em pleno são João do Jorro em Tucano e pense que para quem lembra, pra quem é saudosista, o chiclete forró, foi um grande CD gravado pela banda e que muito tocou e toca na boca de outros artistas. 2 mil reais o minuto. Bell ontem ganhou 2 mil reais por minuto, 1:40 de show = 100 minutos, total de 200 mil reais.
A População de Tucano está chocada com a morte da gestante, Geisy Montinne, de 28 anos, casada desde 2014, morreu no parto, a criança, menina, sobreviveu, más a sociedade tucanense em rede social, não se conforma com a grande perda, a grande inquietação de parentes, amigos e quem a conhecia é o por que a mesma não teve a atenção devida, já que o parto da mesma não estava na normalidade. A Jovem chegou a ser transferida do Hospital Municipal Mariana Penedo (onde ficou 24 horas esperando pelo parto) para Antas, onde chegou a falecer. 
Os Vereadores Marcos do Raio X e Nadinho de Tucano, esteve hoje, 14.06.2018, junto a Isaac Carvalho, em Senhor do Bonfim, para receber do governador Rui Costa, uma Ambulância para Tucano, pedido feito pelo vereador Marcos a Isaac. O veículo, Ambulância, veio, no mesmo dia, na mesa hora da entrega um motorista do hospital mariana penedo, o trouxe, e cade? onde está? está guardada na garagem da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Tucano. A Pegunta é, por que não está no hospital atendendo a população que precisa?
Apos vitorias no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu, em Feira de Santana, a equipe e os atletas do projeto REGUE, Jiu-Jitsu, de Tucano, consagrados campeões, realizaram doação de sangue no HEMOBA de Ribeira de Pombal.
Homem natural de Araci é morto a tiros durante cavalgada na zona rural de Tucano, a noite de sábado dia (09), o jovem José Carlos de Santana, de 22 anos, foi  vítima de disparos de arma de fogo no povoado de Casa Nova, zona rural do município de Tucano.  Homem é baleado em tentativa de homicídio no distrito de Jorrinho, identificado como André Jesus de Almeida, de 33 anos, foi baleado durante uma tentativa de homicídio, na tarde de sábado dia (09), no distrito de Jorrinho, em Tucano/BA.
JULHO
O Prefeito de Tucano, Dr. Luis Sergio entregou ontem a reforma de um terço da estrutura do hospital Municipal Mariana Penedo, hospital este que vem sofrendo dezenas de denuncias, da comunidade e dos vereadores Neto do Erlon (de oposição) e Marcos do Raio X (minoria) que estiveram no dia 4 de julho, vistoriando, fiscalizando a falta de estrutura em seu atendimento, assim como a população que diariamente reclama do estado caótico que se encontra o hospital.
A Cavalgada do grupo Pé de Serra, deste ano de 2018, foi mais um grande sucesso, uma super cavalgada, onde a vaqueirama, o sertanejo e os artistas da musica raiz tiveram a oportunidade mais uma vez de representar esta cultura que a cada dia crescendo nesta região.
Hoje, Domingo, dia 22 de Julho de 2018, a realização da CAVALGADA GRUPO PÉ DE SERRA na organização de Valmir e Zi, com apoio dos vereadores Marcos do Raio X e Nadinho e o empenho da comunidade local, certamente, deu um brilho e se conquistou mais uma vez o sucesso de uma festa popular e participativa.
Nesta sexta o terceiro jovem foi assassinado em Tucano (Jorro), onde a violência assusta a população que se sente acuada e pede providencia as autoridades para atuar diante de tantos casos de crimes que acontece no município. Foram Tres assassinados em Tucano, além de uma jovem em Canudos e outra tentativa de assalto a um motorista de ônibus.
Dia 20 - Por volta das 22h55min desta sexta-feira (20), guarnições da Polícia Militar em Tucano e Jorro efetuavam rondas e abordagens e tomou conhecimento que havia acontecido um homicídio na Rua Domingos Carlos dos Reis, próximo à Oficina do Jotão, em Caldas do Jorro, Tucano. 
A Dança, é hoje um grande forte cultural de Tucano, os grupos que se originou da professora Giltania, sempre deu bons frutos ao longo do tempo e o exemplo mais claro se deu na Semana a Cultura de Conceição do Coité de 2018, onde ma programação do concurso de dança, Tucano foi premiado em grupo e individualmente nesta segunda feira.
"Calamidade Pública, Desumano e Intolerável está a situação do Hospital Municipal Maria Penedo", foi assim que o vereador Marcos do Raio X (líder da bancada de minoria, também  pelo vereador Nadinho), classificou como se encontra a unidade de saúde. O Vereador Marcos do Raio X visitou, conjuntamente com o vereador Neto do Erlon (líder da bancada de oposição) na tarde de quarta feira, 4.7.18, as instalações do Hospital, que vem passando por reforma (reforma esta anunciada desde 2017), ainda não  fora concluída sequer a primeira parte, e não permitiram acesso de vista por partes dos vereadores com a justificativa por parte da direção - de o mesmo ainda não ter sido entregue pela empresa que está responsável pela reforma inicial.
A Prefeitura Municipal de Tucano, perde (6 unidades) e descredenciou Equipes de Saúde da Família (ESF) por não cumprimento de prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica.
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e Considerando o Anexo XXII da Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, que dispõe sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para organização da atenção básica; Considerando Portaria nº 703/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que estabelece normas para o cadastramento, no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), das novas equipes que farão parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF); Considerando a Portaria nº 941/SAS/MS, de 22 de dezembro de 2011, que estabelece normas para o cadastramento, no SCNES,.

AGOSTO
O Distrito de Rua nova que fica a 21 quilômetros de distância da sede de Tucano e, é um dos maiores colégios eleitorais do município. Inclusive com um parlamentar que mora na comunidade. Mesmo com vários representantes políticos, o lixo está espalhado pelas ruas, próximas a escola José Valdir de Santana que está parecendo um verdadeiro aterro sanitário com tanto lixo. Os moradores indignados com a situação mandaram diversas fotos para a redação de jornalismo da rádio Tucano FM que mostram a realidade vivida, além do lixo, o mato está tomando conta do distrito.
ABUSO - Um homem foi preso no domingo (26), no distrito de Caldas do Jorro, próximo ao município de Tucano, 
ASSASSINATO - Homem de 54 anos é morto a golpes de faca na zona rural de Tucano. 
SUICÍDIO - Informações de que um homem de 60 anos, acometeu suicídio no povoado de Pé de Serra na zona rural de Tucano. 
Em virtude da falta de diálogo entre o poder público municipal e os movimentos sociais e dos problemas que afetam as comunidades, a Pastoral Rural e Movimento Popular Mobiliza Tucano, ocuparam, dia 7.8.2018, a Prefeitura para reivindicar: 1. melhorias nas estradas; iluminação pública; 2. cisternas e reorganização do abastecimento de água nas comunidades e assentamentos; 3. construção de passagem molhada, muros de escolas;
Uma Ação Popular, impetrada pelo vereador Marcos do Raio X na Justiça, pede a proibição e desconsideração da aprovação do Projeto de Lei 002/2018 de iniciativa do prefeito municipal, em especial os que trata da venda de imóvel, mercado de carne e terreno da Prefeitura de TucanoApós cinco meses da autorização, votação na câmara que a bancada de situação votou a favor com 10 vereadores e a oposição de 5 vereadores votaram contra o leilão, a população tucanense nas ruas e nas redes sociais pergunta, e Agora? o Mercado do Abatedouro e demais lotes será realmente leiloados?. http://www.tribunasisaleira.com.br/2018/08/acao-popular-do-vereador-marcos-do-raio.html

SETEMBRO
No dia 07 de agosto do presente ano três movimentos sociais trabalhando em rede ocuparam a Prefeitura Municipal de Tucano, são eles: a PASTORAL RURAL, a Central de Associações Comunitárias de Tucano – CACTU e o Movimento Popular Mobiliza Tucano – MPMT. As ocupações fazem parte de um leque de recursos de luta utilizados pelos movimentos sociais para reivindicar suas demandas e se fazerem ser ouvidos quando as autoridades instituídas insistem em invisibilizar determinados seguimentos sociais e negligenciar algumas prioridades do povo. 
O Carro que deveria estar recolhendo o lixo no município de Tucano, encontra-se hoje, domingo, 16 de setembro de 2018, abandonado na BR 116, no conhecido ponto do coco, quebrado, desde a última quinta feira, segundo o vereador Marcos do Raio X, "este descaso com a máquina pública é pratica da atual administração que vem sucateando a frota das máquinas pública".
Observando que o carro é contratado e que mesmo quebrado e parado e deixando de prestar os serviços o proprietário continua recebendo.
O Vereador MARCOS DO RAIO X, de Tucano, visitou na companhia do deputado estadual e candidato a reeleição ALEX DA PIATÃ e o candidato a deputado federal ISAAC CARVALHO, a Cavalgada em Tracupá, Tucano.

A noite desta sexta feira, 14 de setembro na cidade Tucano foi marcada pelo sucesso do evento da CDL, onde convidou os associados e funcionários que participaram da reunião anual de Prestação de Contas e abrilhantaram a mega palestra da Tucanense DAYSE LUCY, com o tem "COMO DEIXAR DE SER VITIMA E SE TRONAR O PROTAGONISTA DA SUA VIDA". A Palestrante deuuma entrevista no programa fique por dentro da Tucano FM falando do evento.

OUTUBRO
Jovem desaparece após pular da ponte dentro do rio no Jorrinho, nesta tarde de terça feira, 30 de Outubro. As ultimas chuvas que aconteceram na região, juntou água o suficiente para encher o rio que passa embaixo da ponte no Jorrinho, Tucano, Bahia. É prática quando este rio enchente, moradores e visitante do balneário do Jorrinho arrisca-se, pulando, dentro do rio e nesta tarde de terça feira, 30 de outubro, o jovem com nome de Daniel, que segundo populares é filho de Zé Mineiro do Jorrinho, irmão do Leo da pizzaria, após pular da ponte desapareceu na água e até este exato momento não foi encontrado. Buscas estão sendo feita para tentar entender o que aconteceu.

A prefeitura municipal de Tucano através da secretaria de saúde e pactuada com a equipe e empresa de Dra. Adrivana Cunha, convocou a população em especial pessoas a partir de 60 anos ou outra idade, para um mutirão de rastreamento e seleção de portadores de CATARATA, "doença dos olhos que podem até deixar a pessoa portadora cega".
O Tribuna Sisaleira (Luiz Santana), fez uma entrevistas ao Senhor Gonzaga em 23 de Março de 2017, material que circulou o Brasil, sucesso, matéria alcançou milhares de visionários, amantes da natureza da jardinagem e de uma arte rara, tirada, das mãos de um artista que nos deixou em um grave acidente em, 21.12.2017, onde o caminhão de frutas que ele dirigia bateu e capotou, ele ficou preso as ferragens, foi socorrido ao hospital na região de Jequié, más infelizmente não resistiu aos ferimentos graves e faleceu. Gonzaga era servidor concursado, motorista de ambulância de Tucano e o município de luto, homenageia, este nobre sonhador que tinha na sua arte uma forma de mostrar seu amor a natureza, a vida e a arte. Vá em paz amigo Gonzaga. 
Começou na quinta feira, dia 18 e finalizou neste domingo dia 21 em Tucano com sucesso o grande evento "ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ", 2018. Evento de Capoeira que nos 21 anos da Associação de Capoeira Guerreiros do Axé (ACAGUA), repetiu o sucesso da sua primeira edição, 2017. 
Foi sucesso a participação inicial na missa solene e na roda de abertura realizada na pracinha da vovo na quinta feira, já na sexta de frente a igreja matriz de Tucano o momento foi de celebrar com o sarau cultural que trouxe todo um brilho especial a noite do evento.

NOVEMBRO
O INEMA, que é um órgão de meio ambiente do estado, condenou a associação da comunidade de Pedra Grande do Cortume de Tucano, a pagar multa de 10 mil e condenada a parar as atividades ali desenvolvidas por poluição ao rio que corta a área de trabalho dos agricultores e por não obter licença ambienta para exploração da atividade que há décadas é desenvolvida nas comunidades daquela região.
 Vereador Marcos do raio X, denunciou na sessão da camara desta quinta feira o que a casa de apoio contratada pela prefeitura de Tucano, tem contrato de locação de imóvel 246/2017, do proprietário Antonio Couto da Silva, com endereço na rua José Ramos, 15, 1 andar em Engenho Velho de Brotas, tem pagamento efetuado em 13/09/2017, 01/11/2017, 16/01/2018 e 16/01/2016, más a casa está fechada sem funcionamento, inclusive no período de pagamento deste aluguel.
Após a matéria do Tribuna Sisaleira, alertando os Animais solto nas ruas das cidade de Tucano, um acidente ocorreu agora a pouco, as 18h, na casa amarela, onde um motorista de Pinhões, bateu de frente ao animal. 
DAQUI A POUCO MAIS DETALHES...
VEJA ABAIXO A MATÉRIA PULICADA ANTERIORMENTE ALERTANDO OS RISCOS...
Mulher passou mal na rua, com dores de cabeça e sem respiração, em companhia de um neto e foi levada ao Hospital Mariana Penedo em Tucano com vômitos e desmaios, ficando inconsciente por três dias, quando deu entrada no hospital o medico plantonista diagnosticou por suspeita de HEMORRAGIA, AVC HEMORRÁGICO ou MENINGITE. 
Morreu hoje, Agnaldo Pereira da Silva, natural de Quijingue, morador da rua Zumiro em Caldas do Jorro. Ele havia sido transferido em grave estado de saúde para o Hospital Cleriston Andrade, em Feira de Santana por se envolver no grave acidente que aconteceu dia 12 de novembro de 2018, onde um fiat uno bater contra uma carreta deixando 4 vitimas sendo socorridas ao hospital municipal Mariana Penedo em Tucano. Dos envolvidos no acidente identificados até este momento, Dilmar Souza de Cerqueira  faleceu no momento do acidente e Juliete Matos de Araújo, moradora do Povoado do Mandacaru, e Luzinete Macedo de Andrade, moradora da sede de Tucano, tiveram as duas ferimentos e estão atendidas pela equipe médica. Agnaldo Pereira da Silva, havia sido transferido em grave estado de saúde para o Hospital Cleriston Andrade, em Feira de Santana, más também não resistiu.

DEZEMBRO
A Novidade deste final do ano vindo das articulações políticas da Câmara de Vereadores de Tucano, se deu pelo comunicado, anuncio, do surgimento de um BLOCO PARLAMENTAR PRÓ-TUCANO, que surge oficialmente neste dia 21 de Dezembro de 2018.
Por volta das 16:00h, uma GU da CIPE-NORDESTE recebeu denúncia anônima de que aproximadamente 8 indivíduos armados estavam homiziados numa casa no perímetro rural da cidade de Tucano. Segundo as informações tratava-se do Individuo de vulgo Robson e seus comparsas que estavam planejando praticar crimes na cidade. Mediante as informações, uma guarnição da CIPE Nordeste deslocou para o local para averiguação e foi recebida a tiros pelos indivíduos havendo prontamente o revide e após cessados os disparos foi feita e varredura, sendo encontrado caído ao solo um indivíduo (posteriormente identificado pelo nome Felipe) de posse de uma pistola calibre 380 ainda em vida.
A Confraternização da CDL de Tucano, realizado neste dia 27 de Dezembro de 2018, no clube 5 de Agosto de Tucano, foi um sucesso total, já que contou com a presença de dezenas de familiares, convidados e amigos dos comerciantes ligados a entidade.

O Sucateamento das máquina de uso público, nunca foi tão evidente como agora. Denúncias dão conta, e fomos averiguar, que máquinas, carros e peças do transporte municipal de Tucano, está guardado em um depósito, garagem na rua Ilce Araujo, BR 116, Entroncamento de Tucano.
Acabou agora a sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Tucano que avaliou o Projeto de Lei 023/2018, que instituirá o Programa Municipal de incentivo às organizações sociais e estabelecerá providências associadas, ou seja, terceirizar através de assinatura de contrato com instituição social, onde após pedido de vista ao parecer do projeto pelo vereador Marcos do Raio X, que foi reprovado e posteriormente foi colocado pelo presidente Ronaldo a votação do parecer que foi aprovado por maioria de 10 vereadores. Rejeitado apenas pelos 4 vereadores: Marcos do Raio X, Neto do Erlon, Conceição e Elson da Pequena.